Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) realiza seleção para novos membros

publicado: 18/03/2022 09h57 última modificação: 18/03/2022 09h57
Júlia R. Mendes

A Liga Acadêmica (LA) de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou o edital 2021.1 para a seleção de novos membros efetivos. Há oito vagas destinadas aos estudantes do 1º ao 6º semestre do curso de Medicina da Univasf. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 29 de março.

Para se inscrever, os interessados devem estar cursando ou já ter cursado a disciplina de Saúde e Comunidade. Os candidatos devem responder a ficha de inscrição e anexar a carta de intenção, em formato PDF, como determina o Edital de seleção. Além do preenchimento imediato das oito vagas, a seleção também irá formar um cadastro reserva com duração de seis meses.

O processo seletivo irá englobar três etapas. A primeira é composta por uma avaliação da carta de intenção, na qual o candidato que não efetuar o envio será desclassificado da seleção. A segunda etapa consiste em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada no dia 1º de abril, das 16h às 17h30, no Centro de Estudos de Ortopedia e Traumatologia do Esporte (Ceote), localizado no prédio do Colegiado de Medicina, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O material base para estudo pode ser encontrado no Edital. A última etapa será classificatória e consistirá em uma apresentação oral e entrevista. Para a apresentação oral, a comissão do processo seletivo definirá um tema e os candidatos irão receber o material de referência no dia 1º de abril. As entrevistas serão realizadas no dia 8 de abril, a partir das 14h, pelo Google Meet. Os candidatos irão receber as orientações de acesso no dia anterior, via e-mail.

O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 12 de abril. Em caso de recursos, o resultado será adiado para o dia 14 de abril. Os candidatos classificados a partir da 9ª posição receberão a colocação por e-mail e, caso haja intenção em compor o cadastro reserva, devem manifestar interesse respondendo o e-mail.

A Lamfac, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é formada por um grupo de estudantes com interesse pela área de Medicina de Família e Comunidade. A LA realiza atividades que visam sensibilizar mais estudantes para a formação de médicos generalistas e voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os membros da Lamfac participam de sessões internas semanalmente, simpósio e outras atividades. Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Lamfac estão disponíveis no Instagram da liga.