Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica em Saúde Pública Veterinária (Lavesp) realizará palestra sobre raiva hoje (1º)

publicado: 01/08/2017 15h07 última modificação: 01/08/2017 15h07
Mônica Santos
A palestra “Raiva: uma atualização” será realizada hoje no Campus Sede.

Após o recente caso de raiva que ocorreu na cidade do Recife (PE), em que uma mulher morreu após contrair a doença, a Liga Acadêmica em Saúde Pública Veterinária (Lavesp) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) fará sua cerimonia de lançamento, hoje (1º), falando sobre a temática. A palestra “Raiva: uma atualização” será realizada, a partir das 19h, no Núcleo Temático 1 (NT-1), Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento é aberto a toda a comunidade.

A Liga foi oficializada recentemente pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, mas atuava desde 2015 como grupo de estudos. Uma Liga Acadêmica é uma associação civil e científica, organizada por professores e estudantes que busca complementar a formação acadêmica em uma área específica do campo médico. Isto por meio do ensino, pesquisa e extensão e de ações que busquem a promoção da saúde, a exemplo desta palestra, que contará com a presença de estudantes e professores da Univasf, profissionais da área da saúde e de pessoas que trabalham no controle de zoonoses.

De acordo com o estudante de Medicina Veterinária Alison Inácio Batista, presidente da Lavesp, o tema a ser abordado na palestra de hoje foi escolhido pelo fato da raiva ser uma zoonose, que é uma doença que pode ser transmitida aos seres humanos pelos animais. Sendo assim, é uma doença complexa, porém pouco discutida na Universidade, além de ser um caso de saúde pública, com ocorrência registrada em cidades da região, como Floresta.

O objetivo da palestra é disseminar a importância do médico veterinário na saúde pública, além de certificar e melhorar o currículo dos estudantes de Medicina Veterinária nesta área de atuação, a segunda que mais emprega veterinários no país. “Queremos, com a abertura da liga e com a palestra, discutir e disseminar a importância da nossa área de pesquisa, além de retificar a importância da autonomia para realização de pesquisa e extensão”, afirma Batista.

Além desta palestra de abertura, a Lavesp está programando outros eventos. O próximo será uma palestra que acontecerá dia 8 de agosto, também no Núcleo Temático 1, no Campus Sede da Univasf, que terá como tema “Esporotricose: o desafio do diagnóstico, controle e prevenção em Pernambuco”. O assunto será abordado pela coordenadora de Diagnóstico de Zoonoses e outras Endemias do Laboratório de Endemias (Labend), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Geane Oliveira. A palestra será voltada para estudantes e profissionais da área. Não é necessário inscrição prévia para participar do evento.