Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica Thanátous debaterá busca do sentido em tempos de pandemia a partir do pensamento de Viktor Frankl

publicado: 19/05/2021 17h03 última modificação: 19/05/2021 17h03
Júlia R. Mendes

A Thanátous - Liga Acadêmica (LA) Interdisciplinar para o Estudo da Morte e do Suicídio (Laiems), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), retomará, nesta quinta-feira (20), as lives do projeto de extensão Diálogos com Antígona. Esta primeira live do ano será sobre o tema "Em busca de sentido: as lições de Viktor Frankl para nosso tempo". O evento será transmitido pelo canal Thanátous Laiems no YouTube, às 19h.

A live é aberta à participação de todos os interessados na temática. Para obter certificado de participação, é necessário se inscrever no canal da Thanátous no YouTube e assinar um link que será enviado durante a transmissão. A palestra será ministrada pelo professor do Colegiado de Ciências Sociais Alexandre Reis, coordenador da Thanátous.

Ele irá retomar a obra de Viktor Frankl, um importante médico vieniense que desenvolveu uma nova forma de psicoterapia a partir da noção de sentido. A live pretende mostrar que dentre as várias formas de sofrimento nesse período pandêmico, quando diversas formas de vida são destruídas, existem aquelas que estão conectadas à incapacidade de encontrar ou enxergar um sentido e um significado que possa justificar a existência.

Reis aponta que a questão central do pensamento e da terapia desenvolvida por Frankl está na frustração do desejo de sentido ou de significado. “Trata-se de uma análise existencial propriamente dita. Penso ser muito adequada aos dias atuais, sobretudo por conta da pandemia”, ressalta.

O projeto Diálogos com Antígona tem o objetivo de levar ao público palestras e debates que contribuam para o conhecimento sobre a questão do suicídio e de ampliar as visões atuais sobre este tema, apresentando olhares das mais diversas áreas do conhecimento. Os vídeos já realizados anteriormente pelo projeto estão disponíveis no Instagram da Thanátous Laiems, que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf.