Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live da Univasf debaterá teleassédio moral de docentes em IES nesta terça-feira (8)

publicado: 08/09/2020 15h11 última modificação: 08/09/2020 15h11
Renata Freitas

O Teleassédio Moral de Docentes em IES será o tema da live de hoje (8) do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (Nuceu), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo da iniciativa é discutir o teleassédio, praticado contra professores de Instituições de Ensino Superior (IES). A convidada desta edição será a psicóloga em Saúde e Segurança da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) Laura Pedrosa Caldas, especializada em Psicologia Clínica com ênfase em Saúde Mental e Trabalho. A live será realizada no Instagram do Nuceu, a partir das 19h.

O teleassédio moral é uma violência praticada contra profissionais por meio exclusivo da tecnologia da informação e da comunicação, em teletrabalho e/ou home office. Durante a live, serão abordadas questões vivenciadas pela categoria docente no cenário de pandemia, com adoção de atividades remotas e a precarização do trabalho do professor no meio universitário.

Laura Pedrosa Caldas tem doutorado em Psicologia Clínica no Trabalho e mestrado em Psicologia Clínica com ênfase nas Instituições. Psicóloga da Chesf, a convidada também é psicóloga perita no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 6ª Região e docente de graduação e pós- graduação. Ela também é organizadora e/ou co-autora de livros, entre os quais “As Múltiplas Relações entre Trabalho & Psicologia”, publicado em 2016, e “Violência Psicológica e Assédio Moral no Trabalho, de 2008.

Coordenado pela professora do Colegiado de Psicologia da Univasf, Shirley Macedo Vieira de Melo, o Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido vem realizando oficinas, rodas de conversa e capacitações desde o começo da pandemia de Covid-19. As atividades visam favorecer a saúde mental para a vida acadêmica especialmente dos universitários. Até o mês de agosto, foram realizadas 12 lives, sete oficinas e uma aula. As lives já realizadas estão disponíveis no Instagram do Nuceu.