Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live do grupo Sertanejas InsiSTEM aborda prêmio do IEEE e presença de mulheres nas Engenharias

publicado: 02/10/2020 12h12 última modificação: 02/10/2020 12h37
Layla Shasta

O grupo Sertanejas InsiSTEM, vinculado aos Colegiados de Engenharia de Produção (Prodsal) e Ciência da Computação (Ccicomp) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Salgueiro (PE), realizará, nesta segunda-feira (5), às 14h, um bate-papo online com o tema “Do sertão ao prêmio de ensino do IEEE: o lugar da mulher também é em STEM”. Participará do evento a professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Cristiane Agra Pimentel, ganhadora do prêmio internacional concedido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) para homenagear professores de Engenharia Elétrica. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia da atividade.

O evento é promovido em parceria com a professora Marcella Feitosa do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e será mediado pela discente de Engenharia de Produção da Univasf Amélia Lima. As inscrições podem ser feitas por meio de preenchimento de um formulário online, onde é possível encontrar o link de acesso para a conferência, transmitida na plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Haverá emissão de certificado para os participantes.

A convidada Cristiane Agra é vice-presidente da Seção Nordeste do Women in Engineering, grupo vinculado ao IEEE que representa uma organização internacional de profissionais dedicados à promoção e estímulo de cientistas mulheres ao redor do mundo. Além disso, a engenheira possui 12 anos de experiência na área industrial metalúrgica e, atualmente, conduz o projeto de pesquisa “Lean Healthcar”, com foco na área de saúde na Bahia, e o projeto de extensão “Princesas da Tecnologia”, que tem o objetivo de estimular o interesse de estudantes do ensino médio pelas profissões ligadas às STEM (sigla em inglês que representa as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O grupo Sertanejas InsiSTEM faz parte das ações do projeto de extensão da Univasf "Construindo equidade para acesso e permanência de mulheres em STEM”, que também promove a série de transmissões ao vivo “Bate-papo com mulheres que inspiram”, com o objetivo de apresentar possibilidades profissionais e discutir sobre a atuação de mulheres nas áreas de STEM. O projeto busca identificar fatores que influenciam na permanência de mulheres nas áreas de STEM e desconstruir estereótipos de gênero. Além de discentes e docentes da Univasf e professores da UFRPE, a iniciativa conta com participação de alunas da graduação em Administração da Universidade de Pernambuco (UPE).