Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live Protagonistas discute hoje (4) o tema "Negros Surdos: Que racismo é esse?"

Live Protagonistas discute hoje (4) o tema "Negros Surdos: Que racismo é esse?"

publicado: 04/09/2020 09h54 última modificação: 04/09/2020 10h24
Gersica Brito

Proporcionar um espaço de discussão onde as pessoas com deficiência são as protagonistas e falam das suas vivências por si. É com esse intuito que a série de lives Protagonistas foi criada e realizará, hoje (4), a sua 3ª edição sobre o tema "Negros Surdos: Que racismo é esse?". O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A transmissão é aberta para toda a comunidade e será às 20h, no canal do NAI no YouTube.

Os dois protagonistas da live são os estudantes Andersson Silva, do 4º período do Bacharelado em Educação Física na Univasf e Matheus da Silva Oliveira, estudante de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O tradutor/intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do NAI Davi Figueiredo de Lima será o mediador da conversa, que funcionará como uma mesa redonda.

O intérprete Davi Lima conta que a temática foi pensada diante da luta mundial contra o racismo e da necessidade de incluir também os negros surdos nessa luta e nas discussões em torno do assunto, já que o racismo é algo que acirra ainda mais o preconceito que as pessoas surdas enfrentam em virtude da deficiência auditiva. “É muito importante para sabermos como eles se sentem, qual a forma deles de lutar contra o racismo”, ressalta.

A série Protagonistas teve início há três semanas com a live "Sexo, filho e cadeira de rodas: é possível?". As lives acontecem a cada 15 dias, nas sextas-feiras, às 20h. Os temas são diversos, mas sempre com o espaço para as pessoas com deficiência exercerem o seu lugar de fala. Todas as transmissões estão salvas no canal do NAI no YouTube.

registrado em: , , ,