Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live sobre Barragens de rejeitos de mineração abre ciclo de palestras promovido pelo Colegiado de Engenharia Civil da Univasf

Notícias

Live sobre Barragens de rejeitos de mineração abre ciclo de palestras promovido pelo Colegiado de Engenharia Civil da Univasf

publicado: 25/06/2020 16h47 última modificação: 25/06/2020 16h47
Gersica Brito

Aproximar a universidade aos estudantes no cenário atual de pandemia, causada pelo novo coronavírus. A partir desta necessidade, o colegiado do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) decidiu realizar um ciclo de palestras através de lives no Instagram. As palestras são direcionadas aos estudantes e profissionais formados que buscam conteúdos técnicos. A primeira live acontecerá nesta quinta-feira (25), às 18h, com a temática “Barragens de rejeitos de mineração”, no Instagram do colegiado.

A palestrante convidada para este primeiro momento é a engenheira civil Tianda Leal dos Santos Peixoto. O tema foi escolhido pela sua atualidade, devido aos acidentes com barragens deste tipo ocorridos nas cidades de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. Além disso, o professor responsável pela organização das lives, Wagner Carvalho Santiago, afirma que há uma expansão no setor de mineração no estado da Bahia e em outros estados, o que torna a temática ainda mais atual.

O ciclo de palestras, além de ter o objetivo de manter os estudantes em contato com a universidade, tem o intuito de dar maior visibilidade ao curso. “O isolamento social que vivemos não pode ser um fator impeditivo para a busca de novos conhecimentos e informações. A universidade, independentemente de atividades presenciais, deve seguir a sua função de fomentação de conteúdo e é isso que essa e as demais lives objetivam no meio dessa pandemia”, ressalta Santiago.

O professor diz que o intuito é que o ciclo de palestras seja contínuo, com lives pelo menos uma vez por semana. Outras três, com temáticas diversas, já estão confirmadas, conforme o cronograma abaixo.

Cronograma

29/06 às 15h – Estruturas de madeira em situação de incêndio, com Gisele Cristina Antunes Martins

01/07 às 18h – Reformas em construções de alvenaria estrutural: mitos e verdades, com Paulo Vitor Souza Santos

08/07 às 16h – Detalhamento de estruturas de concreto, com Tatiana Bittencourt Dumet

registrado em: , , ,