Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 400 estudantes da educação básica visitaram laboratórios da Univasf no Dia C da Ciência

publicado: 26/10/2017 16h59 última modificação: 26/10/2017 17h46
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens Durante a visita, professores, técnicos e monitores apresentaram um pouco sobre os trabalhos produzidos em cada laboratório

Fazer ciência é divertido. E, para provar isto, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu ontem (25) cerca de 430 estudantes de escolas da região, que visitaram seus laboratórios e conheceram a estrutura e as pesquisas realizadas na instituição. Esta atividade marcou o fim das ações pelo Dia C da Ciência, uma mobilização nacional das Instituições de Ensino Superior (IES), que teve como objetivo mostrar como as pesquisas feitas na Academia podem melhorar a vida na comunidade na qual está inserida. Na região, participaram do Dia C da Ciência, além da Univasf, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade de Pernambuco (UPE).

Durante todo o dia de ontem, estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das Escolas Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), do Colégio Objetivo, de Petrolina, do SESI de Araripina (PE) circularam pelos laboratórios dos campi de Petrolina e Juazeiro da Univasf.

No Campus Juazeiro, os alunos conheceram ao todo nove laboratórios do Instituto de Pesquisa em Ciências dos Materiais (IPCM). No Campus Sede, foram visitados os laboratórios de Química, Anatomia, Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia. E no Campus Ciências Agrárias, os estudantes conheceram os laboratórios localizados no Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e no Museu de Anatomia.

Para Poliana Carvalho Morais, estudante do 3º ano do SESI de Araripina, este foi um momento único de aprendizado. “É muito bom poder apreciar o que estão fazendo na Universidade, porque esta visita está mostrando que fazer ciência não é uma coisa distante, que ela está mais próxima da gente do que imaginamos. E também que precisamos abrir a mente e valorizar estas áreas de conhecimento, pois existe muito preconceito dos estudantes com estas áreas”, disse.

Já o professor de Química do Sesi Jaildo Silva ressaltou que a visita foi um grande estímulo para seus alunos. “Unir a teoria e a prática é muito importante, por ultrapassar o processo pedagógico e culminar na valorização de momentos como estes ou das feiras de ciências, que são feitas nas escolas, além de mostrar os benefícios que a Universidade traz para a sociedade”, observou o professor.

Durante a visita, professores, técnicos e monitores apresentaram um pouco sobre os trabalhos produzidos em cada laboratório. Em Juazeiro, o professor Helinando Pequeno de Oliveira mostrou aos estudantes a única máquina de fazer nitrogênio líquido do Semiárido e um experimento de fabricação de nanofibras, que podem servir como uma espécie de pele artificial que ajudaria na aplicação de medicamentos de uma forma mais eficaz.

O professor Helinando ressaltou a importância de se fazer ciência de forma lúdica. “É para melhorar a vida da população que desenvolvemos nossos projetos, e, por isso, estas ações do Dia C da Ciência são louváveis e precisam acontecer com mais frequência, para poder aproximar cada vez mais a comunidade externa da Academia”, afirma Oliveira.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Jackson Guedes, esta ação serviu para plantar a semente nestes estudantes, instigando a criatividade e incentivando-os a, futuramente, ingressarem em uma universidade. “O Dia C da Ciência foi pensado para atrair os olhares para o que está sendo produzido e mostrar que a ciência pode ser revertida em benefícios para a sociedade, elevando os pilares da educação superior e dando-lhes o prestígio que é devido”, concluiu.

O Dia C da Ciência foi uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais e de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Durante este mês, as IES promoveram ações como debates, apresentações de projetos, exposição de banners com trabalhos desenvolvidos e visitas técnicas às instituições de ensino. E nos dias de visita às IES, Univasf, IF Sertão-PE, UPE e Uneb receberam mais de mil estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer laboratórios, pesquisas e pesquisadores. O encerramento geral da programação pelo Dia C da Ciência aconteceu ontem à noite, com a apresentação da Orquestra Philarmônica 21 de Setembro, na escadaria da Catedral de Petrolina.