Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nanobiotecnologia será tema de Workshop promovido pela Univasf em julho

Nanobiotecnologia será tema de Workshop promovido pela Univasf em julho

publicado: 07/06/2017 17h02 última modificação: 07/06/2017 17h02
João Pedro Ramalho

Os avanços nas pesquisas em Nanotecnologia e suas aplicações nas áreas Biológicas e de Saúde serão discutidos no I Workshop de Nanobiotecnologia do Vale do São Francisco, que será realizado entre os dias 12 e 14 de julho, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O evento é promovido pelos grupos de pesquisa do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo) e do Laboratório de Microbiologia e Imunologia Animal, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Na programação do I Workshop de Nanobiotecnologia, haverá um ciclo de palestras, que acontecerá no dia 14 de julho, no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro da Univasf. Um dos palestrantes do Workshop será o professor e pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Timothy Swager, que virá ao Brasil pela primeira vez. Swager deverá abordar em sua palestra o trabalho que desenvolve no MIT, onde realiza diversas aplicações de materiais de carbono em sistemas biológicos.

A visita de Swager à Univasf faz parte das ações previstas no projeto de pesquisa da Univasf com o MIT, que contou com financiamento da Facepe, por meio do Edital N° 11 de Cooperação Internacional Facepe/MIT de 2014. A parceria possibilitou a ida dos professores Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica, e Mateus Matiuzzi, do Colegiado de Zootecnia, ao MIT no ano passado, a fim de desenvolver uma pesquisa sobre geração de energia a partir da utilização de bactérias.

Também participarão do evento como palestrantes convidados a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Melo; e o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Celso Melo. As possibilidades de novas parcerias em nível internacional serão discutidas na palestra de Lúcia Melo. E o professor Celso Melo irá apresentar um projeto de desenvolvimento de sensores utilizados na identificação de doenças, como a dengue e a leishmaniose.

Laboratórios Abertos – O workshop promoverá outras atividades abertas à comunidade em geral. No dia 12, o Leimo, localizado no Campus Juazeiro, e o Laboratório de Microbiologia, do Campus Ciências Agrárias (CCA), estarão abertos à visitação da comunidade, das 8h às 12h. E no segundo dia de evento, será realizada a “NanoBioTech na Rua”, feira de ciências em que professores e estudantes de pós-graduação da Univasf irão apresentar experimentos de nano e biotecnologia à população. A feira será das 8h às 12h, na Praça do Bambuzinho, em Petrolina.

De acordo com Oliveira, o objetivo do workshop é despertar o Vale do São Francisco para as possibilidades da pesquisa em Nanobiotecnologia. “Muita gente não conhece essa área, nem sabe que há pesquisas desenvolvidas aqui. Nós estamos fazendo uma provocação para que tenha mais grupos que estudem essa temática, algo que na região ainda é muito embrionário”, afirma.