Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Neafrar promove Jornadas Azeviche 2021 no XII Mês das Consciências Negras da Univasf

publicado: 03/11/2021 11h35 última modificação: 03/11/2021 14h13
Júlia R. Mendes

Possibilitar o compartilhamento e a socialização de trabalhos no campo da consciência negra, igualdade racial, combate ao racismo e temas correlatos. Esse é o objetivo das Jornadas Azeviche 2021, que serão realizadas nos dias 13 e 27 de novembro. O evento on-line, promovido pelo Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-brasileiros Abdias do Nascimento & Ruth de Souza (Neafrar), faz parte da programação do XII Mês das Consciências Negras da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As submissões dos trabalhos podem ser realizadas até sexta-feira (5) e as inscrições para ouvintes acontecem a partir de sábado (6).

Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais e populares podem enviar seus trabalhos através do site. Podem ser submetidas pesquisas iniciadas ou concluídas, relatos de experiência acerca de militância, trajetória de pesquisa, ensino e outros. Os grupos de trabalhos estão organizados em relatos de experiência e “Negras e Negros: Educação, Estado e Sociedade”. O evento, realizado em alusão ao dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, irá acontecer em dois turnos, das 9h às 12h e 14h30 às 16h30, pelo Google Meet. O link para acesso será enviado aos inscritos. Cada apresentação terá aproximadamente 15 minutos de duração. Nesta edição semestral, a homenageada é a atriz e diretora Léa Garcia.

Segundo o coordenador do Neafrar e professor do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso), Nilton de Almeida, Léa Garcia foi escolhida por ser uma das principais figuras da dramaturgia brasileira, de uma forma geral e na história negra contemporânea. “Além de bastante atuante, Léa Garcia marca a história do teatro brasileiro como uma das mais destacadas criadoras do Teatro Experimental Negro. Léa tem contribuído com seu trabalho para uma visada altiva da população negra, a despeito dos obstáculos que viveu e vive para atuar. É uma referência para diversas gerações de artistas e ativistas”, destaca.

Almeida diz que o evento é um ambiente de grande relevância para a comunidade. “É um momento de compartilhamento de saberes, de trabalhos e vivências no campo da consciência negra, que vem se firmando na nossa Instituição e na nossa região, apesar da conjuntura adversa e do racismo institucional e estrutural”.

Após as Jornadas Azeviche 2021, a partir de dezembro, o Neafrar irá realizar as “Rodas de Cinema Lázaro Ramos”. Na ocasião, os participantes irão debater sobre algumas das obras do ator Lázaro Ramos e sua relevância para a arte e cultura. Mais informações podem ser encontradas no site.