Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova revista da Univasf convoca para submissão de trabalhos sobre texto teatral

Nova revista da Univasf convoca para submissão de trabalhos sobre texto teatral

Primeira edição da revista Dramaturgia em Foco será lançada em outubro

publicado: 17/08/2017 17h35 última modificação: 17/08/2017 17h35
João Pedro Ramalho

Veicular trabalhos que analisem o texto teatral isoladamente ou em comparação às artes cênicas, cinema, artes plásticas, música, educação e áreas afins é o objetivo da revista Dramaturgia em Foco, produzida pelo grupo de pesquisa Narrativas e Visualidades (Narravis), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A revista irá lançar a edição inaugural em outubro deste ano e uma segunda edição, em dezembro, e está com chamada aberta para a publicação de textos.

Os trabalhos podem conter até três autores, desde que pelo menos um seja estudante ou docente vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu. Os outros podem ser graduandos, profissionais ou mesmo pessoas sem formação em nível superior. O prazo para as submissões se estende até o final de agosto, para a primeira edição, e de outubro, para a edição posterior.

Para realizar a submissão, os autores precisam efetuar o cadastro na plataforma online da revista. Os textos enviados podem se encaixar em seis diferentes seções: artigos, relatos, ensaios, entrevistas, traduções ou peças curtas. As diretrizes para os autores, com as especificidades de cada formato textual, também podem ser consultadas online. Já a avaliação seguirá o modelo cego por pares, no qual dois pareceristas analisam os textos, sem a identificação de autoria.

De acordo com o editor-chefe da Dramaturgia em Foco e professor do Colegiado de Artes Visuais da Univasf, Fúlvio Torres Flores, a iniciativa de produção da revista partiu de um desejo pessoal que foi aceito pelos demais integrantes do grupo de pesquisa Narravis, entre os quais a maioria já desenvolve pesquisas sobre o texto teatral. “Existe uma escassez de revistas focadas em dramaturgia no Brasil e muitas delas são irregulares. A ideia é criar a revista e fazer com que ela tenha regularidade e seja publicada semestralmente, a partir do próximo ano”, afirma Flores.

A equipe editorial da revista já havia lançado a primeira chamada de trabalhos em abril, diretamente para 150 programas de pós-graduação brasileiros em Letras, Filosofia, Sociologia, Artes Visuais e História. Em média, serão publicados dez textos por edição. Para Flores, a oportunidade de colaborar com a Dramaturgia em Foco é especial, por diferir do que é ofertado em outros contextos. “A revista é nova e tem sessões variadas, não precisa enviar apenas artigos. São opções atraentes para as pessoas e que em geral as revistas acadêmicas não dão”, explica.