Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo projeto de extensão da Univasf ofertará aulas de dança de salão no formato on-line

publicado: 20/07/2021 13h41 última modificação: 20/07/2021 14h19
Júlia R. Mendes

Com o objetivo de promover um espaço de aprendizagem da dança de salão no Vale do São Francisco, a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá lançar o projeto de extensão “Dança no Velho Chico”. A live de lançamento será no dia 28 de julho, às 19h, pelo canal da TV Caatinga no YouTube. O projeto irá iniciar em agosto, com aulas on-line quinzenais e será aberto para todos os públicos que tenham interesse na dança, sem necessidade de experiência prévia.

As aulas serão transmitidas pelo canal da Dacc no YouTube e ministradas pelos professores de dança Geison de Souza Duarte e Tracy Nathallia Silva Torre, colaboradores externos do projeto, que é coordenado pelo professor do Colegiado de Medicina Veterinária e diretor da Dacc, René Cordeiro, e conta com colaboração do servidor Thiê Gomes. Os professores Duarte e Tracy já desenvolvem um trabalho nesse meio há mais de quatro anos.

Anteriormente, os encontros eram promovidos semanalmente e chegaram a ter um público de mais de 100 participantes, com uma grande quantidade de discentes, docentes e técnicos da Instituição, mas com a pandemia de Covid-19 as atividades foram suspensas. O projeto visa dar continuidade a esse trabalho englobando os principais ritmos de dança, a exemplo de forró, samba, bachata, zouk, bolero e outros.

A live de lançamento do “Dança no Velho Chico” irá mostrar como as aulas eram realizadas e como serão feitas nesse novo formato. Também serão anunciados durante o evento o período de inscrições e as datas das aulas.

O professor Geison de Souza Duarte conta que a dança de salão também é chamada de dança social, por ser uma modalidade dançada a dois. “Geralmente quem faz dança de salão nos dá um retorno muito grande principalmente na questão social. Além disso, é uma ótima atividade física, pois o aluno movimenta bastante o corpo”, pontua.

Duarte ressalta que esse projeto é muito importante por todos os seus benefícios. “O aluno conhece vários ritmos e acaba conhecendo muitas músicas. A vida social dos alunos muda bastante, pode trazer aproximação e ajudar na timidez e coordenação motora”, afirma. O projeto pretende, em uma segunda etapa, realizar as atividades de forma presencial, em um período pós-pandemia.

Mais informações sobre esse projeto e outras ações da Dacc, que é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), estão disponíveis no Instagram.

registrado em: , , ,