Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Univasf lança cartilha com orientações para realização de eventos inclusivos e acessíveis

publicado: 31/08/2018 15h18 última modificação: 31/08/2018 15h18
Jaislane Ribeiro

O Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou esta semana a cartilha “Eventos acadêmicos inclusivos e acessíveis”, que tem como objetivo estimular e orientar a realização de eventos acadêmicos na perspectiva de inclusão e acessibilidade. A publicação está disponível em meio digital e se destina à comunidade em geral. O conteúdo da cartilha também está disponível em áudio-descrição, recurso destinado para deficientes visuais, através da leitura em QR code. E em breve será lançada a versão em libras.

Elaborada em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Univasf, a cartilha contém orientações gerais sobre como organizar um evento inclusivo e acessível a todos. A publicação pode ser acessada pelo site do NPSI.

Entre outras questões destacadas pela cartilha, é necessário verificar se o local onde o evento será realizado está dentro das normas da ABNT 9050, de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e verificar se o local tem banheiros, rampas, elevadores, piso tátil, sinalizações em Braille e outros adaptados. A publicação também recomenda que o evento disponibilize ônibus acessíveis, mesmo com o transporte urbano local, e que tenha a presença de intérpretes de Libras e de profissionais de áudio-descrição.

A expectativa é que a cartilha também contribua para mostrar que as pessoas com deficiência se interessam por qualquer área do conhecimento, desmistificando, assim, a ideia de que só gostam de eventos com temáticas voltadas à inclusão e acessibilidade. Mais informações podem ser consultadas no site do NPSI

registrado em: , , ,