Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O XVI Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional será realizado em outubro em parceria com a Univasf

publicado: 24/05/2023 11h43 última modificação: 24/05/2023 13h29
Nicole Muniz

O XVI Brazilian Congress on Computational Intelligence – XVI Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC) acontecerá em Salvador (BA), de 8 a 11 de outubro, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e outras instituições. O CBIC é organizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC) e visa fornecer um fórum internacional para pesquisadores, estudantes e profissionais da área para divulgar seus resultados de pesquisa mais recentes e discutir perspectivas futuras em inteligência computacional. As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas até esta segunda-feira (29).

Os interessados em submeter trabalhos devem realizar o procedimento através deste site. Os artigos devem ser escritos preferencialmente em inglês, caso sejam produzidos em português deve seguir o estilo do IEEE. Cada registro de inscrição profissional permite a publicação de no máximo dois trabalhos. Os demais critérios para submissão estão disponíveis no site do Congresso.

Durante o evento, acontecerá a Escola Brasileira de Inteligência Computacional (EBIC), onde pesquisadores da área ministrarão cursos de curta duração, contribuindo com a formação de pesquisadores qualificados na área de inteligência computacional a partir da realização de minicursos, palestras e mesas-redondas. Além da EBIC, ocorrerá o Concurso de Teses e Dissertações (CTD) dedicado aos estudantes de pós-graduação de universidades brasileiras, promovendo a integração e a cooperação dos pesquisadores da área de Inteligência Computacional, proporcionando maior visibilidade aos trabalhos realizados.

O CBIC tem a coordenação geral do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Eduardo Simas Filho. Também fazem parte da comissão organizadora os professores do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) da Univasf, Ricardo Prates e Rodrigo Pereira Ramos. Segundo Ramos, o evento será importante para uma aproximação entre os pesquisadores da Inteligência Computacional. “O congresso vai permitir atualizar os conhecimentos na área, através da troca de experiências”, afirma.

A SBIC é uma organização sem fins lucrativos, que tem como sua missão promover a ciência e a tecnologia nos mais diversos ramos da Inteligência Computacional. O XVI CBIC está sendo organizado em conjunto com a Univasf, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Federal da Bahia (IFBA), e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).