Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Papo Cientequi debate “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Energias Renováveis”

Notícias

Papo Cientequi debate “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Energias Renováveis”

publicado: 28/09/2021 16h51 última modificação: 28/09/2021 16h51
Júlia R. Mendes

Com o intuito de proporcionar um espaço para debater sobre a importância da preservação do meio ambiente, o Grupo de Pesquisa Cientequi, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará nesta quarta-feira (29) mais uma live do Papo Cientequi. A quarta edição do projeto de extensão, que está voltado à difusão científica, terá como tema “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Energias Renováveis”. A transmissão acontecerá a partir das 16h, pelo canal Cientequi no YouTube.

O bate-papo contará com a participação de três debatedoras convidadas, as professoras Simone Margareti Plentz Meneghetti, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Maria Luciana da Silva Nóbrega, do Colegiado de Ciências da Natureza (Ccinat); e Andreia Melo de Andrade, do Colegiado de Química, ambas do Campus Serra da Capivara da Univasf. A discussão será mediada pelos professores do Ccinat, Lucas dos Santos Fernandes e Yariadner Costa Brito Spinelli, que também é coordenadora do projeto.

Simone Meneghetti é mestre em Química, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e doutora em Físico-Química de Materiais Macromoleculares, pela Université Louis Pasteur Strasbourg, na França. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e doutora em Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Brasília (UnB), Maria Luciana Nóbrega é coordenadora-geral de Gestão de Estratégica da Educação Básica, na Diretoria de Políticas e Diretrizes, da Secretaria da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC). E Andreia de Andrade, é graduada em licenciatura em Ciências da Natureza e em Ciências Biológicas, pela Univasf e Uniasselvi, respectivamente, especialista em Metodologia do Ensino das Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, pela Faculdade Latino Americana de Educação (Flated), e mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática, pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Durante o evento, cada palestrante terá 20 minutos para falar sobre as temáticas e em seguida haverá um momento para perguntas dos participantes.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto Cientequi – Popularizando a Química, Ciência, Ensino e Tecnologia promove várias ações para tratar de temas relacionados às áreas de Ciência e Educação, promovendo a divulgação do conhecimento científico para a comunidade. Além das lives, o projeto produz vídeos, podcasts e cards para as redes sociais. Mais informações podem ser encontradas no Instagram, Facebook e YouTube do projeto.