Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa mostra por meio de animação a disseminação da Covid-19 pelo interior dos estados de Pernambuco e da Bahia

publicado: 10/06/2020 12h35 última modificação: 10/06/2020 16h49
Renata Freitas

A disseminação do novo coronavírus dentro de cada estado do país deu-se a partir das capitais e regiões metropolitanas, onde foram confirmados os primeiros casos da Covid-19, ainda no início de março. Em seguida, a doença começou a se espalhar pelo interior, primeiramente, por cidades que contam com aeroportos, como é o caso de Petrolina (PE), e pelas rodovias que cortam os estados. Esta constatação fica mais visível quando apresentada em forma de animação, como fizeram os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIN) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O estudo foi realizado pelos professores Rodrigo Feliciano do Carmo, do Colegiado de Farmácia da Univasf e coordenador do GPDIN, e Carlos Dornels Freire de Souza, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e pelo estudante Bruno Eduardo Bastos Rolim Nunes, da Ufal. Os pesquisadores se debruçaram sobre os dados das secretarias estaduais de saúde de Pernambuco e da Bahia, estados onde a Univasf tem seis campi, para elaborar mapas animados que mostram, semana a semana, como se deu a expansão da Covid-19 pelo interior desses estados desde o primeiro caso confirmado. Os dados em forma de imagem deixam evidente o caminho traçado pela doença.

O professor Rodrigo do Carmo diz que a chegada do coronavírus ocorreu pelos municípios com aeroportos, começando pelas capitais de cada estado, e por cidades do interior que também contam com esse equipamento ou que estão próximas a outras cidades com aeroporto, caso de Petrolina, em Pernambuco, com terminal próprio, e de Feira de Santana, na Bahia, situada a apenas 116 quilômetros da capital. A interiorização da Covid-19 pelas rodovias começou algumas semanas após a confirmação dos primeiros casos nas capitais e cidades aeroportuárias.

O estudo realizado no estado de Pernambuco considerou para análise o período de 12 de março de 2020, data em que foi registrado o primeiro caso do novo coronavírus, no Recife, até 28 de maio de 2020. “Em 21 de março, uma semana depois do primeiro caso, somente três municípios registravam casos confirmados de Covid-19: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Belo Jardim, no Agreste do estado. Os primeiros casos da doença no sertão foram registrados em Petrolina, na última semana de março”, relata Carmo.

PERNAMBUCOCOVIDGIF1De acordo com ele, o processo de interiorização começou a seguir pelas principais rodovias, especialmente pela BR 232, a partir da primeira semana de abril, quando foram registrados os primeiros casos nos municípios de Arcoverde (BR 232 e BR 424), Sertânia (BR 232 e BR 110) e Salgueiro (BR 232, BR 116 e BR 361). “Em 28 de maio, Pernambuco totalizou 30.713 casos de Covid-19, distribuídos em 177 municípios (95,6%). Um total de 26 municípios teve mais de 100 casos confirmados e, juntos, foram responsáveis por 87,9% dos casos registrados no estado, o que corresponde a 26.998 pessoas confirmadas com a Covid-19”, diz o pesquisador.

Na Bahia, a equipe de pesquisadores deu início à análise a partir de 6 de março de 2020 e acompanhou a evolução da doença no estado até 16 de maio de 2020. O primeiro caso confirmado de Covid-19 na Bahia, uma pessoa que havia chegado de viagem no aeroporto de Salvador, foi registrado no município de Feira de Santana. Somente sete dias depois, já em 13 de março, a capital Salvador confirmou a ocorrência de três casos. Na semana seguinte, o número de municípios acometidos pela pandemia passou para sete: três na Região Metropolitana de Salvador (Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari), um no interior (Feira de Santana) e três no Sul (Prado, Porto Seguro e Itabuna).

BAHIACOVIDGIF1

A partir de 28 de março, teve início o processo de interiorização do novo coronavírus no estado, atingindo mais 14 municípios e totalizando 21 localidades afetadas, com 127 casos confirmados. Dentre os municípios, destacam-se Juazeiro (na região norte), Barreiras (no extremo oeste) e Teixeira de Freitas (no extremo sul). Na semana de 4 de abril, 41 municípios (10,3%) confirmaram a circulação do SARS-CoV-2 no território, destacando-se Vitória da Conquista. Sete dias depois, já eram 72 (17,3%) os municípios com casos confirmados, com maior concentração no Sul do estado.

De acordo com o professor da Univasf, a expansão mais intensa da Covid-19 para o interior do estado, que passou de 94 (22,5%) para 218 (52,3%) municípios atingidos, ocorreu no período de 16 de abril a 16 de maio. “A partir do padrão de dispersão espacial da Covid-19 na Bahia, acreditamos que, num primeiro momento, a malha aeroportuária contribuiu para a importação do vírus para os principais municípios com aeroportos comerciais com voos regulares. Desses municípios polos, a doença se espalhou para os vizinhos a partir da malha rodoviária”, observa Carmo.

O trabalho referente ao avanço do vírus em território baiano já foi encaminhado a um periódico internacional para publicação. O estudo sobre Pernambuco também foi enviado para publicação em forma de uma letter, em periódico internacional. Os pesquisadores trabalham agora na elaboração de um artigo que discute o papel das rodovias na expansão da pandemia pelo interior pernambucano. A expectativa é ampliar o estudo também para o estado do Piauí, onde a Univasf tem o campus Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato.

registrado em: , ,