Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira defesa de tese de doutorado da Univasf acontece nesta quarta-feira (10)

publicado: 09/11/2021 10h17 última modificação: 09/11/2021 10h17
Júlia R. Mendes

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), promove a primeira defesa de tese de doutorado da Instituição e do Vale do São Francisco. A defesa acontecerá amanhã (10), a partir das 10h, pelo Google Meet. A tese, que tem como título “Currículo, educação ambiental e desenvolvimento sustentável: Saberes necessários à formação humana e cidadã de membros da academia”, foi elaborada pelo discente Bruno Cezar Silva, matriculado na primeira turma do programa.

A sala de conferência pode ser acessada através do link. A pesquisa tem como objetivo analisar os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação ofertados presencialmente na Univasf. Essa análise visa diagnosticar a presença de conteúdos, atividades e ações transversais que contemplem, no processo de aprendizagem, as temáticas “desenvolvimento sustentável” e “educação ambiental”, conforme recomendados no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) da Univasf e na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Bruno Cezar Silva, além de discente do doutorado, é também pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Univasf. Silva conta que, desde o início do processo seletivo, a escolha do tema deveria alinhar o direito ambiental, campo de pesquisa em que atua, à área de concentração do curso. “Ao longo do programa, em virtude da pandemia, houve a necessidade em mudar o tema, metodologia e abordagem principal da pesquisa, mas sem tirar o foco do programa Univasf Sustentável. Em conjunto com minhas orientadoras, buscamos dentro das limitações do processo pandêmico, que nos impossibilitou de ir a campo, desenvolver um produto com qualidade e totalmente alinhado com o PDI da Univasf e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, relata.

A orientadora de Silva é a professora do PPGADT Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, que também é pró-reitora de Extensão. Segundo ela, o tema escolhido está relacionado com projetos os quais o orientando é responsável e o resultado será de muita utilidade para os cursos da Univasf. “A pesquisa apontou fatos muito importantes. Por exemplo, os cursos que não respeitam determinações do PDI e ODS”, destaca.

O trabalho será defendido com apenas 25 meses do discente no PPGADT. Esse prazo antecede em 23 meses a data limite para permanência. De acordo com a coordenadora do PPGADT e co-orientadora da tese, Márcia Bento, essa defesa reforça a qualidade do Programa. “O nosso Programa foi aprovado na modalidade Doutorado Profissional Interdisciplinar e permanece até a atualidade como o primeiro e único do Brasil. A defesa, que será realizada num prazo tão curto, mostra a aptidão do Programa em capacitar e formar egressos em um curto período de tempo, com produção técnica e científica de alto nível. Isso reflete a excelente integração entre orientadores e orientado”.

Na ocasião, estarão presentes para compor a banca avaliadora Eliana Mattos Lacerda, da London School of Hygiene & Tropical Medicine; Jean-Philippe Tonneau, da Université de Montpellier e do International Center for Agricultural Research in Cooperation for Development (Cirad); Pedro Wilson Leitão Filho, da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS); Tatiana Ribeiro, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); e Moacyr Cunha Filho, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) é uma associação entre a Univasf, UFRPE e Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Para mais informações sobre o PPGADT, basta acessar o site.