Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Universidade de La Rochelle visita a Univasf

Professor da Universidade de La Rochelle visita a Univasf

publicado: 22/08/2019 17h24 última modificação: 22/08/2019 17h24
Renata Freitas

O reitor Julianeli Tolentino recebeu o professor Laurent Picot, da Universidade de La Rochelle.

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, recebeu uma visita do professor Laurent Picot, da Universidade de La Rochelle, na França, com a qual a Univasf mantém acordo de cooperação técnica desde 2017. A visita, que aconteceu na segunda-feira (19) no gabinete da Reitoria, também teve a participação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes; do assessor de Relações Internacionais, Isnaldo Coêlho; e do farmacêutico egresso da Univasf Raimundo Gonçalves de Oliveira Júnior, que atualmente cursa doutorado na universidade francesa.

O encontro marca a chegada de Picot à Univasf, onde, a partir da próxima semana, participará de diversas atividades no Colegiado de Farmácia (CFARM), no Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), vinculado ao (CFARM), e no Mestrado em Biociências. O professor da Universidade de La Rochelle também estará presente ao VII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Franscico (Plamevasf), que acontecerá de 4 a 7 de setembro, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). Durante o Plamevasf, Picot ministrará uma palestra abordando a experiência colaborativa entre os grupos de pesquisa da Univasf e da Universidade de La Rochelle na área de produtos naturais bioativos.

Picot destacou, no encontro com o reitor Julianeli Tolentino, a importância desta experiência de pesquisa envolvendo pesquisadores das duas instituições, entre eles o egresso Raimundo Oliveira Junior, que participou do programa Ciência sem Fronteiras na França, durante a graduação, e atualmente faz doutorado em La Rochelle. “É muito bom trabalhar com vocês. Temos que ter estudantes de La Rochelle que possam vir estudar aqui na Univasf”, disse em português, ressaltando a relevância de experiências de mobilidade estudantil internacional para as universidades envolvidas.

No ano passado, o professor Jackson Guedes participou do La Rochelle Natural Products Symposium, também como parte das atividades previstas no âmbito do convênio de cooperação internacional estabelecido entre as duas instituições. “A parceria já possibilitou muitas ações conjuntas e resultados para as pesquisas que são desenvolvidas aqui na Univasf e na Universidade de La Rochelle”, diz o professor.