Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Colegiado de Ciências Biológicas é promovido à classe de Titular

Professor do Colegiado de Ciências Biológicas é promovido à classe de Titular

publicado: 09/12/2021 16h39 última modificação: 09/12/2021 16h39
Renata Freitas

A última sessão pública de defesa de memorial acadêmico realizada este ano pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou à classe de Professor Titular José Alves de Siqueira Filho, docente do Colegiado de Ciências Biológicas (CCBIO). A defesa aconteceu no dia 30 de novembro, com transmissão pelo canal CPPD - Univasf, no YouTube.

Participaram da banca do professor José Alves os docentes Isabel Cristina S. Machado, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Leonaldo Alves de Andrade, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Luciano Paganucci de Queiros, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Os professores Ricardo Ribeiro Rodrigues e Vinicius Castro Souza, ambos da Universidade de São Paulo (USP), participaram como suplentes. Também estiveram presentes à defesa o novo presidente da CPPD da Univasf, Luis Alberto Valotta, e a vice-presidente Elenice Andrade Moraes, que encerrou em outubro um período de quatro anos à frente da Comissão.

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com mestrado e doutorado em Biologia Vegetal, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Alves é fundador e curador do Herbário Vale do São Francisco (HVASF) e fundador e diretor científico do Centro de Referência para a Recuperação em Áreas Degradadas da Caatinga (Crad), desde 2006. Além de professor do CCBIO, Alves atua no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) – Doutorado Profissional da Univasf, e no Programa de Pós-Graduação em Botânica – Mestrado e Doutorado, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Fotógrafo de natureza, o docente é autor dos livros “Fragmentos de Mata Atlântica do Nordeste: Biodiversidade, Conservação e suas Bromélias” e “Flora das Caatingas do Rio São Francisco: História Natural e Conservação”, vencedor do Prêmio Jabuti 2013. Sua experiência se concentra nas áreas de Botânica Sistemática e Ecologia de Ecossistemas, com ênfase na conservação e manejo da Caatinga e Mata Atlântica.

Para Alves, que integra o quadro docente da Univasf desde o início das atividades acadêmicas da Instituição, em 2004, atingir a classe de Professor Titular é uma conquista importante. “Representa um amadurecimento do professor como educador, nos aspectos do compartilhamento das ideias, nas trocas de experiência, no acúmulo que a gente tem de bagagem. São 17 anos de Universidade! E poder contribuir com temas mais contextualizados com a região do Vale do São Francisco, especialmente com a caatinga e o rio São Francisco, que são os dois patrimônios dessa região tão importante do país”, afirma.

Seus planos para o futuro incluem se dedicar mais à pós-graduação. “Quero investir de forma maciça na formação da pós-graduação. Minha proposta agora é fortalecer essa formação de massa crítica aqui no sertão para a gente poder ter, de fato, um caminho melhor, baseado num alicerce científico e na educação para transformar a realidade das pessoas”, revela o novo professor titular, que também é membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

Este ano, a CPPD realizou cinco bancas de defesa para promoção funcional à classe de Professor Titular. Com a promoção do professor José Alves de Siqueira Filho, a Univasf passa a contar com 13 professores titulares em seu quadro docente.