Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial realiza processo seletivo para turma 2022

publicado: 10/12/2021 16h36 última modificação: 10/12/2021 16h36
Júlia R. Mendes

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou edital do processo seletivo para o doutorado profissional com ingresso em 2022. O doutorado é ofertado em associação pela Univasf, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb). São disponibilizadas 50 vagas para portadores de diploma de curso de graduação com mestrado, acadêmico ou profissional, realizado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas a partir deste sábado (11) até o dia 21 de janeiro de 2022.

Os candidatos podem efetuar as inscrições no site do programa ou no Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf.  No ato da inscrição, o candidato deverá indicar os nomes dos possíveis orientadores e a proposta de pesquisa. O possível orientador principal deverá, preferencialmente, ser de área de formação diferente do candidato, seguindo os preceitos da interdisciplinaridade, e docente do PPGADT do polo para o qual o candidato está se inscrevendo. Das 50 vagas, 20 são destinadas para a Univasf, sendo seis para negros, Pessoas com Deficiência (PCD) e indígenas, e uma vaga para servidores técnico-administrativos em educação (TAEs). A relação de documentos pode ser encontrada no Edital Nº 34/2021, no site do PS.

O processo seletivo irá englobar duas etapas, ambas classificatórias. A primeira etapa é a análise da proposta de pesquisa, que será realizada pela Comissão de Seleção. As propostas serão analisadas no período de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2022. A segunda etapa é composta por uma análise do currículo do candidato e acontece de 6 a 11 de fevereiro. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado a partir de 19 de fevereiro, com prazo para recursos até 21 de fevereiro. A homologação do resultado final e a convocação para a pré-matrícula estão previstos para 3 de março. Todas as classificações serão disponibilizadas, nos prazos informados, no site do PPGADT e no PS Univasf. O cronograma completo está disponível no Anexo 9 do edital.

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), em nível de Doutorado Profissional, é uma parceria com universidades da região Nordeste do Brasil, formada pela Univasf, UFRPE e Uneb. O programa visa à formação interdisciplinar de profissionais de diferentes áreas de formação que serão capacitados para atuar na promoção da agroecologia e do desenvolvimento territorial. Para mais informações sobre o programa, acesse o site.