Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Residência Pedagógica da Univasf está com inscrições abertas para residentes e preceptores

publicado: 07/10/2022 11h39 última modificação: 07/10/2022 11h56
Júlia Mendes

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), está com inscrições abertas para o Programa de Residência Pedagógica. São 12 vagas para preceptores e 60 vagas para residentes, nas áreas de Ciências Sociais e da Natureza, Química, Física, Biologia e Geografia. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (10).

Os candidatos devem se inscrever pelo Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf. A documentação para preceptores está descrita no Edital Nº 15/2022 e para residentes no Edital Nº 16/2022, ambos disponíveis no PS Univasf, assim como a distribuição das vagas. Podem se inscrever para preceptores portadores de diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do subprojeto (Quadro 1 – Edital Nº 15/2022); possuir experiência mínima de dois anos com professor da educação básica; ser professor em efetivo exercício na escola-campo que abrigará o subprojeto; e possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica.

Para se candidatar a residente, o candidato precisa estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da Univasf, em uma das áreas atendidas por subprojeto do Quadro 1 do Edital Nº 16/2022; ter cursado no mínimo de 50% da carga horária do curso ou estar cursando a partir do 5º período, com a apresentação do histórico escolar; possuir currículo cadastrado e atualizado na plataforma Capes; e não possuir relação de trabalho com a Univasf ou com a escola na qual desenvolverá atividades do programa. Todas as normas podem ser encontradas nos respectivos editais.

A seleção dos residentes caberá ao orientador de cada subprojeto. Para preceptores serão avaliadas a pontuação no barema (Anexo VI – Edital Nº 15/2022), carta de interesse e entrevista, que serão realizadas no período de 17 a 21 de outubro. O resultado final dos dois processos seletivos será divulgado no dia 1º de novembro. Os estudantes aprovados para a Residência Pedagógica receberão bolsa mensal de R$ 400,00 e os candidatos selecionados para atuar como preceptores receberão R$ 765,00. Os interessados podem enviar suas dúvidas para os e-mails residencia.pedagogica@univasf.edu.br ou dpeg.proen@univasf.edu.br.