Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica estão com inscrições abertas para seleção

publicado: 19/08/2020 15h21 última modificação: 25/08/2020 09h58
Gersica Brito

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou os editais das seleções para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e para o Programa de Residência Pedagógica. Os dois programas estão com vagas abertas para discentes e para professores supervisores do Pibid e preceptores da Residência Pedagógica, que acompanharão os estudantes da Univasf nas escolas. As inscrições devem ser realizadas através do  Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS) até o dia 30 de agosto.

O Pibid está com 96 bolsas disponíveis para estudantes e 12 bolsas para supervisores. Os discentes que desejam participar precisam estar regularmente matriculados na primeira metade de um curso de licenciatura da Univasf, o que inclui estudantes do primeiro período ou aqueles que concluíram no máximo 60% da carga horária regimental do curso, em uma das áreas atendidas por subprojeto, que podem ser encontradas no Edital Nº 21/2020. Os bolsistas selecionados deverão ter disponibilidade de 32 horas mensais para as atividades do Programa. Já os candidatos a professores supervisores, de acordo com o Edital Nº 20/2020 devem ser licenciados na mesma área ou disciplina do subprojeto que irão acompanhar, ser professor em uma das escolas habilitadas na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e possuir no mínimo  dois anos de experiência no magistério na educação básica. Os editais estão disponíveis na página do PS.

Com essa seleção, o Pibid pretende inserir os estudantes de licenciaturas no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando oportunidade de criação e participação em experiências metodológicas e tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. O programa também visa mobilizar professores das escolas públicas de educação básica a atuar como coformadores de futuros docentes. Os estudantes selecionados deverão elaborar e desenvolver as ações do plano de atividades em conjunto com o docente orientador e supervisor. Enquanto os supervisores, além de desenvolver as atividades, deverão acompanhar os discentes bolsistas e controlar suas frequências. O valor mensal da bolsa para estudantes é de R$ 400,00 e para supervisores é de R$ 765,00.

Residência – Já o Programa de Residência Pedagógica oferta 96 bolsas para estudantes e 12 bolsas para professores da educação básica que vão atuar como preceptores. Os interessados em participar da seleção para estudantes precisarão estar matriculados em um curso de licenciatura da Univasf que seja de alguma das áreas atendidas pelos subprojetos. Além disso, precisam ter cursado um mínimo de 50% da carga horária do curso ou estar cursando a partir do 5º período. Caso selecionado, o candidato terá que dedicar pelo menos 25 horas mensais para o desenvolvimento das atividades. Os professores da educação básica precisarão ser graduados em licenciatura que corresponda ao componente curricular ou aos cursos dos subprojetos e possuir experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica. O quadro com os subprojetos pode ser encontrado nos Editais Nº 23/2020 e Nº 22/2020, disponíveis na página do PS.

A Residência Pedagógica pretende fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica, para formação inicial de professores. Para isso, o Programa realiza a inserção planejada do estudante de licenciatura em um ambiente escolar para que assim vivencie situações concretas do cotidiano da sala de aula. O valor mensal da bolsa para os estudantes é de R$ 400,00 e para os preceptores, a bolsa é de R$ 765,00. A publicação do resultado parcial de todos os processos será no dia 8 de setembro e o resultado final está previsto para ser publicado no dia 11 de setembro.