Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “Canteiro de Antropologia” realiza novo ciclo de palestras nos dia 9 e 10 de março

publicado: 27/02/2023 11h16 última modificação: 27/02/2023 11h16
Júlia Mendes

O projeto de extensão Canteiro de Antropologia, vinculado ao Colegiado de Antropologia (CANT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoverá mais um ciclo de palestras. Nos dias 9 e 10 de março, serão realizadas as palestras “Políticas Científicas, Educacionais e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)” e “Antropologia e Futebol em diálogo”, respectivamente, no auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

A palestra “Políticas Científicas, Educacionais e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)” iniciará às 19h30 do dia 9 de março e contará com a participação da diretoria da SBPC: o presidente Renato Janine Ribeiro; a vice-presidente Fernanda Antônia da Fonseca Sobral; e a secretária Miriam Pillar Grossi. Eles irão abordar a centralidade da entidade para a produção da ciência e educação brasileira.

A segunda palestra, no dia 10 de março, de tema “Antropologia e Futebol em diálogo”, iniciará às 9h30 e contará com a presença das pesquisadoras Carmen Rial, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mariane Pisani, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que irão discutir a interseção entre Antropologia e Futebol.

Segundo a professora do CANT Natacha Simei Leal, criar espaços para debater essas temáticas é de grande importância. “O Canteiro de Antropologia, desde suas primeiras atividades em 2016, é um espaço de trocas de experiências e intercâmbio entre pesquisadores. Além disso, também é uma forma dos acadêmicos da Univasf conhecerem diversos campos e subáreas da Antropologia”, pontua.