Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Autocuidado Uma Visão Holística – Em Tempos de Pandemia realiza live hoje (24)

publicado: 24/09/2020 13h01 última modificação: 24/09/2020 15h15
Gersica Brito

Discutir o autocuidado através de visões diversas. É com esse intuito que acontecerá hoje (24) mais uma edição do projeto Autocuidado Uma Visão Holística – Em Tempos de Pandemia, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A iniciativa visa despertar no público participante reflexões sobre o cenário complexo de pandemia da Covid-19. A live será transmitida a partir das 19h30, no canal do projeto no YouTube.

O projeto, que exibe sua segunda live, conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Três convidados participarão das discussões de hoje. Cada um deles abordará um tema relacionado ao autocuidado. O coordenador do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (LEIMO) da Univasf, Helinando Oliveira, falará sobre o “Autocuidado em Tempos de Pandemia e os cuidados com relação aos aparelhos eletrônicos digitais”. A dermatologista Ivonise Follador, docente aposentada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abordará “A pandemia e o profissional de saúde no papel de paciente - uma visão psicossomática”. A assistente social Patrícia Vasconcelos discutirá sobre o “Autocuidado em tempos de Pandemia com os idosos maduros”.

As discussões são mediadas pela coordenadora do projeto, a assistente em administração do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Univasf, Maria Auxiliadora Tavares da Paixão. Ela explica que a ação procura abordar várias temáticas com equipes multidisciplinares, sem, de qualquer forma, desconsiderar o meio acadêmico e todas as pesquisas que vêm sendo realizadas para o enfrentamento ao coronavírus.

“Sentimos a necessidade de contribuir através de diálogos contínuos em redes sociais sobre a importância do autocuidado, a fim de construir uma rede de cooperação coletiva em tempos de pandemia e pós-pandemia. Entendemos que não dá para sermos simplesmente egocêntricos e cuidarmos somente de nossas vidas. O mundo exige mais amor fraternal, união e compaixão”, ressalta Maria Auxiliadora, que também é mestranda em Extensão Rural, na Univasf.

O projeto Autocuidado Uma Visão Holística – Em Tempos de Pandemia realiza lives mensalmente, com a participação de profissionais das mais diversas áreas de atuação e do conhecimento. A primeira aconteceu em agosto e abordou o tema "Terapias Sistêmicas, Somatizações e Cuidados, Um Novo Normal – Como assim?". As lives são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube.

registrado em: , , , ,