Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Autocuidado: Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia retoma atividades com live sobre vacinação e nova variante da Covid-19

publicado: 16/03/2021 12h29 última modificação: 16/03/2021 12h29
Layla Shasta

O projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) “Autocuidado: Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia” dará início, nesta quinta-feira (18), às atividades do ano de 2021. O projeto retorna com a realização de uma roda de conversa on-line sobre o tema “Conexão Autocuidado: Covid 19 – Vacinação e a nova variante”. A transmissão acontece a partir das 19h, através do canal do projeto no Youtube.

Para discutir sobre a temática, estarão reunidos dois convidados: a biomédica Kedma de Magalhães, doutora em Medicina Tropical, com ênfase em doenças infecciosas e parasitárias, e professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf; e o médico infectologista do Hospital Universitário (HU-Univasf) Rodrigo Videres, mestre em Ciências da Saúde e docente do Colegiado de Medicina da Univasf. O bate-papo será interativo e aberto à participação e ao envio de dúvidas do público, promovendo, assim, uma conexão entre profissionais e a comunidade. Os interessados em acompanhar a conversa podem definir um lembrete no Youtube para serem alertados do início da transmissão.

O projeto “Autocuidado: Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia” é organizado por uma equipe multiprofissional, com coordenação da servidora da Univasf Dôra Paixão, responsável, também, pela mediação dos encontros online. Dôra conta que a importância dessa primeira ação de 2021 está em informar sobre os cuidados necessários em tempos de pandemia, destacando que a solução para esse problema é a ação coletiva. “É muito importante retomar o projeto e, especialmente, é importante que cada de um de nós tome consciência do que está acontecendo e de que a gente precisa seguir com o máximo de cuidado possível”, afirma.

Ela explica, ainda, que a opção por retomar o projeto com um debate sobre a pandemia se deu diante da atual situação da saúde pública do país. “Iniciamos este ano esperançosos de que a nossa saúde pública iria melhorar, mas perdemos o controle da pandemia. Então, nós sentimos a necessidade de chamar profissionais da área de saúde que possam conversar conosco sobre essa situação”, diz a servidora. O projeto seguirá promovendo lives até o mês de julho deste ano, com transmissões mensais.

O projeto Autocuidado: Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia teve início em agosto de 2020 e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. A ação possui o objetivo de promover diálogos contínuos sobre a importância do autocuidado e busca construir uma rede de cooperação mútua em tempos de pandemia e pós-pandemia. Mais informações sobre o projeto e as próximas lives podem ser encontradas no YouTube e no Instagram.

registrado em: , , ,