Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Cena da Serra exibirá documentário em São Raimundo Nonato hoje (20) a noite

publicado: 20/02/2018 12h00 última modificação: 20/02/2018 12h00
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens Apresentação de "Martírio" é aberta a toda a comunidade.

Apresentação de "Martírio" é aberta a toda a comunidade.

O Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, hoje (20), às 19h, a segunda edição do projeto Cena da Serra - Cinema em Ação, um cineclube que promove a exibição de filmes para a comunidade. O filme escolhido para ser exibido hoje é o documentário “Martírio”. O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e irá acontecer no Núcleo de Extensão da Univasf, em São Raimundo Nonato (PI). O projeto tem como objetivo levantar discussões relevantes sobre diversos assuntos e de oferecer um espaço de lazer e cultura para os moradores do município.

O projeto acontece com a parceria da distribuidora Vitrine Filmes, que concedeu, com a autorização prévia dos diretores, parte do seu acervo para exibição no Cena da Serra. A professora do Colegiado de Antropologia e organizadora do projeto, Natacha Leal, ressalta que a iniciativa visa promover exibições quinzenais e, com isso, debates dentro da universidade sobre temas importantes para a população do município a partir de obras audiovisuais.

A primeira sessão aconteceu no dia 6 de fevereiro, com a exibição do filme “Mãe só há uma”, da diretora Anna Muylaert. De acordo com Natacha, o documentário "Martírio", lançado em 2017, foi escolhido por tratar de questões que precisam ser discutidas, mas que nem sempre vem à tona na sociedade. Dirigido por Vicent Carelli e premiado em vários festivais, documentário faz uma análise das condições de sobrevivência e da violência sofrida pelo grupo indígena Guarani Kaiowá no estado do Mato Grosso.

“Martírio é um dos melhores filmes que a Vitrine distribuiu e a discussão que ele irá proporcionar sobre esse tema tão importante, mas que é pouco discutido, será muito enriquecedora. Também contribuirá com um dos intuitos do projeto, que é  somar o projeto com outras atividades de extensão do Campus e auxiliar, assim, na promoção do direito à cultura para a população de São Raimundo Nonato”, afirma.