Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Cena da Serra realiza mostra de cinema nesta quinta-feira (7) em São Raimundo Nonato

publicado: 07/06/2018 10h29 última modificação: 07/06/2018 10h56
Mônica Santos

Dois filmes serão apresentados nas edições do mês de junho do projeto de extensão Cena da Serra – Cinema em Ação. Serão exibidos os filmes “Waiting for B.”, hoje (7), e “Animal Político”, no dia 21. O projeto é vinculado ao Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). As exibições do projeto acontecem no Núcleo de Extensão da Univasf, no Centro da cidade, a partir das 19h.

Primeiro filme do mês, Waiting for B., dirigido por Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel, foi lançado em 2016. O filme acompanha a jornada de super-fãs de Beyoncé que, sem condições de pagar pelos ingressos mais caros, acamparam por dois meses para garantir seu lugar na primeira fila. A convivência com essa comunidade improvisada traz à tona assuntos importantes como classe econômica, identidade negra, homofobia, feminismo e o que significa esse sacrifício em prol de um fenômeno midiático.

O Cena da Serra promove a exibição e discussão de produções audiovisuais brasileiras no intuito de aproximar a comunidade da universidade. A iniciativa também visa promover debates sobre temas importantes para a população do município, bem como a conexão entre discussões realizadas na universidade, as obras audiovisuais e outros conhecimentos do público. O projeto soma-se a outras atividades de extensão realizadas no campus, que contribuem para a promoção do direito a cultura à população de São Raimundo Nonato.

De acordo com Camila Galan de Paula, professora do Colegiado de Antropologia e uma das organizadoras da mostra, uma das responsabilidades da extensão universitária é assumir e oferecer formas de lazer para a população. Além disso, o projeto tem o intuito de suscitar debates sobre as impressões das pessoas sobre o filme e as questões antropológicas que ele trata. “Queremos oferecer cinema para uma cidade que não tem cinema, cobrindo, assim, uma lacuna de atividades de lazer que existe em São Raimundo Nonato. Pretendemos, com isso, levantar reflexões ligadas às Ciências Sociais e aos cursos ofertados no campus a partir das experiências das pessoas que assistem aos filmes”, afirma Paula.

Mostra cinematográfica – O Cena da Serra consiste em uma mostra cinematográfica quinzenal, gratuita e aberta à população, realizada em parceria com a distribuidora Vitrine Filmes que concedeu, com autorização prévia dos diretores, parte do seu acervo para o projeto. Ao longo deste semestre, dez filmes serão apresentados pelo projeto. A primeira exibição aconteceu no dia 24 de maio, com a apresentação do filme “Era o Hotel Cambridge”.