Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Cine Geo exibirá amanhã (31) o filme “Hoje eu quero voltar sozinho”

Projeto Cine Geo exibirá amanhã (31) o filme “Hoje eu quero voltar sozinho”

publicado: 30/01/2020 12h03 última modificação: 30/01/2020 12h03
Layla Shasta

O projeto de extensão “Cine Geo – Cultura Visual, Meio Ambiente e Educação”, promovido pelo Colegiado de Geografia (CGEO) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará, nesta sexta-feira (31), uma sessão de cinema gratuita para a comunidade de Senhor do Bonfim (BA). Na ocasião, será exibido o filme “Hoje eu quero voltar sozinho”, dirigido pelo cineasta Daniel Ribeiro. A apresentação vai acontecer às 15h, na sala 11 do Campus Senhor do Bonfim da Univasf.

“Hoje eu quero voltar sozinho”, longa-metragem premiado como Melhor Filme da seção Panorama do Festival Internacional de Cinema de Berlim, conta a história de Leonardo, um adolescente com deficiência visual tentando lidar com a superproteção dos pais ao passo em que busca por independência. A narrativa do filme gira em torno do cotidiano do jovem, a relação dele com a melhor amiga, Giovana, e os sentimentos que lhe são despertados com a chegada de Gabriel, novo colega de classe. O longa aborda conflitos da adolescência de Leonardo, como a descoberta do primeiro amor, sexualidade, bullying na escola e o desejo de liberdade.

Cine Geo – Organizado por discentes e docentes participantes do Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST), vinculado ao CGEO da Univasf, o projeto tem o objetivo de, diante da inexistência de cinemas no município de Senhor do Bonfim, proporcionar a democratização do acesso a produções audiovisuais, por meio de exibições gratuitas e comentadas de filmes e vídeos relacionados a temáticas de Geografia. O Cine Geo é coordenado pelo professor do CGEO Sirius Oliveira Souza. A iniciativa acontece por meio de uma parceria com a distribuidora Vitrine Filmes e realiza exibições mensalmente, sempre na última semana do mês, desde maio de 2019.