Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto da Univasf oferece palestras gratuitas sobre automação para leigos

Notícias

Projeto da Univasf oferece palestras gratuitas sobre automação para leigos

publicado: 20/10/2020 15h00 última modificação: 20/10/2020 15h04
Layla Shasta

Um projeto de extensão do Colegiado de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para pessoas que têm interesse em aprender sobre o funcionamento de softwares embarcados e microcontrolador Arduino, tecnologias que podem ser utilizadas para enviar comandos e automatizar diversos mecanismos, desde calculadoras e lâmpadas até equipamentos industriais. O projeto Inclusão Digital por meio da Internet das Coisas (Indico) visa apresentar para pessoas leigas em computação os primeiros passos da automação e irá realizar, a partir de amanhã (21), 11 palestras gratuitas e online sobre o tema. As palestras serão transmitidas via Google Meet e serão realizadas até o dia 15 de abril de 2021.

As inscrições devem ser feitas através de formulário online e estarão disponíveis até um dia antes de cada palestra. Podem participar da ação pessoas com ensino médio completo. Ministradas por docentes e discentes da Univasf, as palestras terão um viés prático e de apresentação das aplicabilidades do software embarcado em Arduino, de forma simplificada. Entre as temáticas abordadas durante as transmissões estão “Introdução a programação em Arduino”, “Funcionamento dos dispositivos usados em um projeto de Futebol de Robôs”, “Controle de motores por meio de Arduino” e “Potencial de inovação usando software embarcado”. A duração de cada transmissão é de duas horas.

De acordo com o professor do Colegiado de Engenharia da Computação e coordenador do projeto Mario Godoy, o Indico visa incentivar a inclusão digital de pessoas leigas e aplicar esse conceito à computação voltada à programação de softwares. “O nosso projeto pretende aplicar a inclusão digital em software embarcado e, assim, mostrá-lo não só para especialistas em computação, mas para qualquer pessoa que tenha interesse em tecnologia. Como se faz, por exemplo, para automatizar coisas de uma casa, como a temperatura de uma piscina e as câmeras de segurança”, diz.