Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão Cientequi inicia atividades com live sobre “A Química e o Coronavírus: os desafios da Ciência diante das Fake News”

publicado: 26/05/2021 15h23 última modificação: 26/05/2021 15h23
Júlia R. Mendes

Com o intuito de difundir a Química como uma ciência da natureza que contribui para o desenvolvimento da sociedade, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lança um novo projeto de extensão voltado à popularização da Ciência. O Cientequi – Popularizando a Química, Ciência, Ensino e Tecnologia divulgará conteúdos científicos e educacionais por meio das novas tecnologias de informação e comunicação visando diminuir os danos causados pela disseminação de informações falsas sobre a ciência. A primeira ação do projeto será uma live, que acontecerá nesta quinta-feira (27) e terá como tema “A Química e o Coronavírus: os desafios da Ciência diante das Fake News”. A transmissão será pelo canal Cientequi no YouTube, às 19h.

O tema escolhido para a live de abertura levou em consideração o momento de pandemia vivenciado pelo mundo, em que a desinformação provocada pela disseminação de notícias falsas vem causando impactos negativos na sociedade. Nesse primeiro Papo Cientequi, os convidados são o professor da Universidade de Brasília (UnB) Davi Alexandro Ferreira, bacharel em Química, mestre e doutor em Ciências (Química Inorgânica e Catálise), pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal); e o professor da Univasf Jackson Guedes, graduado em Farmácia e com mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O debate será mediado pela coordenadora do projeto Cientequi, Yariadner Costa Brito Spinelli, professora do Colegiado de Ciências da Natureza, do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). A docente conta que, com o avanço da pandemia, a busca por alternativas de propagar o conhecimento científico utilizando tecnologias de fácil acesso se tornou de extrema importância, principalmente na área da educação. “O projeto surgiu como uma tentativa de facilitar o conhecimento através de recursos e ferramentas tecnológicas, além de minimizar os impactos sociais e educacionais que as notícias e informações falsas acerca da ciência podem causar”, pontua.

Haverá emissão de certificado aos participantes. A cada live será disponibilizado um formulário de frequência e avaliação, que deverá ser preenchido pelos participantes. O certificado será emitido após a finalização do preenchimento do formulário.

Além de lives, o projeto realizará vídeos, podcasts e cards para as redes sociais. As lives ocorrerão uma vez por mês, assim como os vídeos e podcasts serão disponibilizados nas redes sociais do projeto seguindo as temáticas mensais. A equipe do Cientequi é composta por estudantes do curso de Ciências da Natureza, do Campus Serra da Capivara, sob a coordenação da professora Yariadner. O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Colegiado de Ciências da Natureza (Ccinat), da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) e da TV Caatinga. Para acompanhar as atividades do projeto, basta seguir o Instagram, o Facebook e o YouTube do Cientequi.