Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão da Univasf promoverá sessão de observação do céu

Projeto de extensão da Univasf promoverá sessão de observação do céu

publicado: 09/12/2019 15h47 última modificação: 09/12/2019 15h47
Beatriz Granja

A noite desta sexta-feira (13) será dedicada à observação do céu. A ação será promovida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na área externa do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), localizado na Orla de Petrolina (PE), a partir das 18h30. A atividade tem como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de compreender a importância dos estudos astronômicos, além da chance de admirar o céu de uma forma especial. O evento é gratuito e serão disponibilizadas 20 senhas aos interessados.

A observação do céu será promovida pelo projeto de extensão Astronomia do Sertão, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Univasf. Os bolsistas do projeto farão a entrega das senhas, durante toda a semana, no hall do prédio de salas de aula do Campus Juazeiro (BA). Na segunda (9) e quarta-feira (11), o horário de entrega das senhas será das 16h às 17h; e na terça (10) e quinta-feira (12), das 17h30 às 18h50. Cada pessoa só poderá retirar uma senha. Menores de 12 anos só poderão participar da atividade acompanhados pelos pais ou por responsáveis maiores de 18 anos.

A atividade terá início com uma palestra introdutória sobre Astronomia e suas contribuições para os estudos científicos. Serão utilizados cinco binóculos e um telescópio computadorizado. O coordenador do Projeto Astronomia do Sertão, professor Militão Figueiredo, e os bolsistas estarão presentes para auxiliar os participantes durante a observação.

O professor Figueiredo destaca que o projeto é importante tanto para o público externo como para a equipe de monitores do EACC. “Através das observações do céu, dentro de uma abordagem contextualizada – afinal uma luz não é só uma luz, pode ser uma estrela a milhares de anos luz de distância, nossa compreensão sobre a Terra, o Sol, os planetas e nós mesmos pode ser ampliada e, quem sabe, tentar ter uma noção de nossa grandeza e singularidade no tempo e espaço", afirma.

registrado em: ,