Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão de Paracanoagem da Univasf está com inscrições abertas

Projeto de Extensão de Paracanoagem da Univasf está com inscrições abertas

publicado: 25/04/2019 10h51 última modificação: 25/04/2019 10h51
Beatriz Granja

Promover qualidade de vida para a população com deficiência e a possibilidade de praticar exercícios físicos. Com esse intuito, o Colegiado de Educação Física (Cefis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para o projeto de extensão “Paracanoagem: reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência na região do Vale do São Francisco”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de maio.

O projeto é aberto para toda a comunidade com qualquer tipo de deficiência motora ou física. As inscrições podem ser realizadas na secretária do Iate Clube, em Petrolina (PE), na portaria do Colegiado de Educação Física ou pelo site. As aulas poderão ser realizadas em dois períodos, das 08h às 10h e das 16h às 18h, nos dias de terças e quintas-feiras.

Em parceria com o Iate Clube, as práticas da paracanoagem irão acontecer no lago do Clube. O novo local dará mais segurança aos praticantes, eliminando barreiras para acessibilidade. O projeto também conta com a parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBC), que resultou no recebimento de 14 embarcações de paracanoagem e canoagem de velocidade, possibilitando a ampliação dos treinamentos.

Segundo Leonardo Trevisan, professor do Cefis e coordenador do projeto, as práticas de paraconoagem resultam em uma qualidade de vida melhor, banindo o sedentarismo, o qual está associado a outras séries de condições como obesidade, diabetes, hipertensão, e baixa autoestima. “É necessário que o sujeito reconheça suas capacidades e habilidades de melhorar a sua percepção sobre suas ações. Sendo assim, os benefícios físicos, sociais e psicológicos oriundos de um programa de atividade física, auxiliam no resgate da autoestima e na realização pessoal, proporcionando uma nova avaliação positiva sobre si mesmo”, completa o professor.

Outras informações podem ser solicitadas através do telefone (87) 2101 6856 ou do Whatsapp (87) 9 9935 1343.