Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de ginástica para crianças e adolescentes está com inscrições abertas para turmas de 2018

publicado: 03/10/2017 15h46 última modificação: 05/10/2017 15h47
João Pedro Ramalho
Apresentação de integrantes do projeto Gymnações em 2015

A prática da ginástica durante a infância e adolescência traz diversos benefícios à saúde, como o desenvolvimento da coordenação motora e consciência corporal e de habilidades físicas como força, resistência e flexibilidade. Na região do Vale do São Francisco, crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos podem participar do “Gymnações: práticas em ginástica na Univasf”, projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições para a seleção dos alunos que irão compor as novas turmas de 2018 estão abertas e seguem até o dia 3 de fevereiro do próximo ano.

As inscrições devem ser feitas no Colegiado de Educação Física (Cefis), localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE) entre as 14h30 e as 17h30. A pessoa responsável pela criança ou adolescente irá preencher a ficha de inscrição com alguns dados, como o nome completo e a idade dos candidatos, o nome e o CPF do responsável, endereço e telefone, entre outros. Após o encerramento das inscrições, será feito um sorteio para a definição dos novos alunos do Gymnações. A data para o sorteio será divulgada em janeiro.

As aulas deverão ter início na segunda semana de março de 2018 e serão realizadas aos sábados, das 8h30 às 11h30, com as turmas distribuídas na sala de dança do Cefis e na sala de ginástica do Ginásio de Educação Física. Os alunos serão divididos em três turmas: uma com crianças de 5 a 7 anos; outra com crianças de 8 a 10 anos; e a última, com participantes de 11 a 17 anos. Todas as turmas terão aulas nas quatro modalidades de ginástica: artística, rítmica, acrobática e geral. Segundo a coordenadora do Gymnações e professora do Cefis, Natalia Goulart, este é o único projeto na região que oferece a possibilidade do aprendizado amplo do esporte.

O projeto coordenado pela professora Natalia teve início em 2015. A equipe também é composta por quatro bolsistas de Educação Física e uma professora de Educação Física externa. Aproximadamente 90 crianças e adolescentes estão matriculados nas turmas e podem continuar até completarem 17 anos, uma vez que o vínculo é permanente. Ao todo, o projeto comporta a participação de 150 alunos.

Natalia Goulart conta que a prática da ginástica também contribui para a melhora na performance em outras modalidades esportivas. “Há crianças que estão no projeto desde 2015 e que acabam se motivando para outros esportes e tendo bons desempenhos. Isso para nós é muito gratificante”, afirma a coordenadora do Gymnações.