Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Escola Verde realiza Concurso de Arte Ambiental

Projeto Escola Verde realiza Concurso de Arte Ambiental

publicado: 20/06/2017 11h33 última modificação: 20/06/2017 11h33
Mônica Santos

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Arte Ambiental - Sua Arte Ajudando a Preservar o Meio Ambiente, promovido pelo Projeto Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições vão até o dia 10 de setembro. Podem ser inscritos trabalhos nas modalidades de pintura e desenho, mural e painel, escultura, vídeo e desenho animado, dança, música, teatro, oficina de reciclagem, poesia e poema. As melhores obras serão premiadas no terceiro dia do III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (III COBEAI), em 23 de novembro.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do preenchimento da ficha de inscrição e do termo de responsabilidade presentes nos anexos do edital, assinados e enviados em formato digital para o e-mail concursodearteambiental@gmail.com. O concurso é aberto para alunos, professores e gestores em exercício de suas funções da educação básica de escolas públicas da região do Vale do São Francisco.

O julgamento dos trabalhos será feito em duas etapas, sendo a primeira a exposição nas escolas, a fim de que os melhores trabalhos sejam selecionados pela comunidade escolar. A segunda fase será a exposição de todos os escolhidos na primeira etapa e a seleção das três melhores obras, feita por integrantes do PEV e por convidados externos. A comissão julgadora seguirá critérios de compatibilidade, coerência, criatividade, originalidade e impacto socioambiental.

As obras devem estar dentro da temática ambiental, serem inéditas, porém sem assinatura, e podem ser de autoria individual ou em grupo. A primeira fase de julgamento vai de 1º de agosto a 30 de outubro e a segunda será realizada de 21 a 24 de novembro, durante o III COBEAI, que acontecerá no Complexo Multieventos da Univasf, localizado no Campus Juazeiro.

De acordo com o professor Paulo Ramos, idealizador do projeto, o concurso é de extrema importância por ser um evento pioneiro na região, que visa sensibilizar e mobilizar os participantes: “O objetivo é integrar escola e universidade, debatendo os problemas ambientais locais e contextualizando-os, além de trabalhar de forma lúdica a preservação ambiental, despertando, assim, dons artísticos”, afirma.

A premiação contará com certificados e medalhas para todos os competidores, livros para os que ficarem em terceiro lugar, mochilas para quem ficar em segundo e tablets para os vencedores de cada modalidade. Mais informações e o edital completo podem ser encontrados no site do PEV.