Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Sertanejas InsiSTEM debate hoje (24) “O lugar da mulher na Academia”

Projeto Sertanejas InsiSTEM debate hoje (24) “O lugar da mulher na Academia”

publicado: 24/02/2021 11h15 última modificação: 24/02/2021 11h15
Renata Freitas

“O lugar da mulher na Academia” é o tema da roda de conversa que acontece hoje (24) na primeira edição deste ano do projeto de extensão Sertanejas InsiSTEM, realizado pelos Colegiados de Engenharia de Produção (CProdsal) e Ciência da Computação (Ccicomp) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Salgueiro (PE). O evento será realizado a partir das 19h, pela plataforma virtual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

A convidada desta edição é a professora Maité Kulesza, do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O encontro contará com a mediação da discente Daniely Inácio Galvão, do curso de Engenharia de Produção. A coordenadora do projeto e professora do CProdsal, Glauce Guerra, informa que nesta primeira ação do ano, será discutida, de uma forma ampla, a atual posição da mulher na academia. “Vamos abordar a percepção da convidada enquanto estudante nos diversos níveis de sua formação acadêmica, para que os participantes consigam ter essa visão geral”, afirma. As ações do projeto acontecerão mensalmente até dezembro.

O projeto Sertanejas InsiSTEM visa tratar de temáticas relativas à inserção e permanência da mulher no campo das STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português). “É importante discutir sobre a sub-representatividade das mulheres em STEM, possibilitando uma mitigação da desigualdade de gênero no acesso, desempenho e permanência das meninas no ensino superior, uma vez que as rodas de conversa servem para apresentar carreiras, discutir superação de dificuldades e tecer rede de apoio. Dessa forma, conseguimos compreender e apresentar à comunidade quais são os desafios atuais impostos à carreira de cientista para uma mulher”, destaca Glauce.

Lançado em 2020, o projeto Sertanejas InsiSTEM conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e é realizado em parceria com o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE). Nos encontros anteriores, já foram discutidas diversas temáticas que têm relação com a garantia da permanência das mulheres nos cursos de graduação, entre as quais, representatividade da mulher negra em STEM e as conquistas e os desafios das estudantes da área. Mais informações sobre as atividades do projeto podem ser acessadas no Instagram. Os vídeos desse ano serão disponibilizados no canal do projeto no YouTube.