Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Sisteminha recebe estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco para estágio

publicado: 29/07/2022 11h53 última modificação: 29/07/2022 11h53
Júlia R. Mendes

Os estudantes estão fazendo estágio supervisionado no Sistema Integrado para Produção de Alimentos.

Práticas de plantio, compostagem e manejo dos animais são algumas das atividades desenvolvidas por 13 estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (Cetep SSF) que estão fazendo estágio supervisionado no Sistema Integrado para Produção de Alimentos (Sisteminha), no Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA). O estágio, que visa possibilitar aos estudantes aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, terá duração de aproximadamente 35 dias.

Os estagiários são discentes do curso técnico de Agropecuária e estão atuando no Sisteminha para cumprir a etapa de estágio curricular obrigatório, disciplina da reta final do curso. O estágio teve início esta semana e os estudantes estão realizando o plantio de hortaliças, milho, feijão, macaxeira e fruteiras, bem como práticas de compostagem e atuando no manejo diário dos animais. Estes são os primeiros discentes a cumprir a disciplina de estágio curricular obrigatório no Sisteminha, que havia recebido apenas estagiários voluntários.

A estudante Valéria Araújo de Oliveira, que está no 3º ano do curso, conta que o estágio está sendo o que sempre imaginou, pois convive com os animais de perto. “Esse estágio é de grande importância. No Sisteminha, faço o plantio de algumas culturas, lavo a pocilga, dou banho nos porcos e alimento os animais, atividades essenciais para minha formação”.

De acordo com o professor e orientador de estágio do curso técnico em Agropecuária do Cetep SSF, Charle Jean Alves da Silva, a escolha do Sisteminha da Univasf contempla os objetivos de aprendizagem dos estudantes. "Essa oportunidade potencializa a prática de teorias vivenciadas no curso e integra nossos alunos com a realidade de um espaço agroecológico, no qual eles serão estimulados a buscar mais conhecimentos a partir das experiências vividas”, destaca.

Segundo o coordenador do Sisteminha na Univasf e professor do Colegiado de Medicina Veterinária, René Cordeiro, essa integração entre Univasf e Cetep SSF traz grandes benefícios tanto para o projeto de extensão quanto para os estudantes. “Com a chegada desses estagiários aumentamos a nossa capacidade de trabalho para manter o Sisteminha funcionando de maneira adequada. Além disso, é importante para a formação deles na área em que escolheram, que é a parte de campo, trabalhando com animais e vegetais”, enfatiza.

O Sisteminha foi instalado em agosto de 2017 na Univasf, a partir do projeto de mesmo nome desenvolvido na Embrapa Meio-Norte, em Parnaíba (PI), pelo pesquisador Luiz Carlos Guilherme. O projeto de extensão apresenta uma série de atividades produtivas que envolvem agricultura e pecuária, de maneira integrada, sustentável e utilizando pouca água. Além da unidade em funcionamento no Espaço Plural, utilizada para ações de formação para estudantes e pessoas interessadas em replicar o modelo de produção agropecuária, em 2020 foi implantada outra no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), por iniciativa dos estudantes da Residência Universitária; e mais uma unidade está em fase de implantação no Assentamento Terra da Liberdade, em Petrolina (PE).