Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Vária lança série de vídeos e podcast sobre viola e memória cultural do Brasil

publicado: 30/03/2021 16h56 última modificação: 30/03/2021 16h56
Layla Shasta

O projeto de extensão “VÁRIA - Artes e Violas na Caatinga”, vinculado ao Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está promovendo duas novas ações: a produção de um podcast e uma série de vídeos, chamada "Comentários de Ressonância". São produções destinadas à divulgação da música de viola e do ambiente musical da viola no Nordeste, com o intuito de serem iniciativas de crítica cultural e formação artística. Os programas radiofônicos e os vídeos estão disponíveis gratuitamente em plataformas on-line, bem como podem ser acessados por meio do site do projeto.

Os podcasts são publicados mensalmente e a cada episódio apresentam músicas que fazem parte da memória cultural brasileira, especialmente ritmos que têm raízes na região Nordeste, além de textos autorais que se conectam às temáticas das músicas. Música e cultura nordestina, viola e reflexões sobre a memória musical do país são alguns dos temas que permeiam as discussões realizadas ao longo dos episódios. Sete edições estão disponíveis e podem ser acessadas nas plataformas Spotify, Google Podcasts e Spreaker. Para encontrar os episódios nas plataformas, basta pesquisar pelo canal “Radiofônicos do Vária”.

Já os vídeos da série Comentários de Ressonância, além do possível acesso pelo site do projeto, estão disponíveis no Youtube, com publicação de novas produções audiovisuais a cada dois meses. De acordo com o coordenador do Vária, professor Rainer Brito, a série visa compartilhar informações e curiosidades sobre conteúdos diversos ligados à música, cultura e viola, além de outras modalidades e instrumentos musicais, considerados “parentes” da viola.

Segundo Brito, as novas ações do Vária representam um grande passo para a consolidação do projeto, divulgando a diversidade musical brasileira, por vezes abafada pela música comercial, além de promovendo crítica e formação cultural por meio da extensão da universidade pública. “O Vária está se configurando como um projeto para ficar e que teima em permanecer e produzir conteúdos que façam as pessoas não só matarem curiosidades, mas pensarem um pouco mais sobre música e essa coisa extraordinária que é a viola no Brasil, além de suas conexões com muitos universos musicais que não temos acesso”, afirma.

Vinculado ao curso de Antropologia, que é ofertado no Campus Serra da Capivara da Univasf, em São Raimundo Nonato (PI), o Vária - artes e violas na caatinga é um projeto que visa promover e divulgar a música modal e a viola de dez cordas. A iniciativa cria conteúdo para difusão e aprendizagem da viola, realiza ações de formação e de apoio ao movimento cultural de violeiros e violeiras do Nordeste e, no ano de 2020, lançou o  Caderno de uma Viola em Realejo, um e-book que está disponível para download no site.