Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Química, Educação e Ensino: algumas discussões contemporâneas” é tema de seminário online da Univasf

publicado: 06/10/2020 14h54 última modificação: 07/10/2020 11h35
Layla Shasta

O Colegiado de Licenciatura em Química (CLIQ), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), promoverá o I Seminário Virtual do curso. Com o tema "Química, Educação e Ensino: algumas discussões contemporâneas”, o evento visa refletir sobre temáticas vinculadas a estas três áreas, que têm obtido destaque no cenário educacional brasileiro. O seminário tem início amanhã (7) e seguirá com programação até o mês de dezembro. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 16 de dezembro.

A ação tem como público-alvo estudantes de graduação e professores da educação básica, graduação e pós-graduação. Os interessados em participar podem se inscrever através do site do evento, por onde terão, também, acesso aos links para as transmissões ao vivo, que serão realizadas no canal da TV Caatinga no Youtube. Ao realizar a inscrição, os participantes poderão escolher quais palestras desejam participar, considerando a programação disponível.

Com uma discussão sobre o cenário da pesquisa em Ensino de Química no Brasil, a abertura do evento, que acontece amanhã (7), às 19h, terá participação dos docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Edenia Amaral e Antônio Inácio, além da mediação do professor do CLIQ e organizador do seminário, Thiago da Silva. Na ocasião, também será lançado o Grupo de Estudos em Estratégias Didáticas no Ensino de Química (GEEDEQ), coordenado por Silva.

A programação completa do Seminário conta com 11 palestras, sendo quatro delas em outubro, quatro em novembro e três em dezembro, contando com a participação de mais de 20 palestrantes, profissionais de instituições de ensino de diferentes locais do país. Realizadas sempre às quartas-feiras, a partir das 19h, as palestras abordarão temáticas como jogos e atividades lúdicas no ensino de química; a química da cachaça; tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de química; e políticas públicas educacionais no Brasil e a nova Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio.

O coordenador do evento Thiago da Silva destaca que a importância dessa ação está em discutir com a comunidade sobre temáticas contemporâneas na área de química, educação e ensino de modo a contribuir para o desenvolvimento destas ciências e para a formação de professores. Além do Colegiado de Química da Univasf, a atividade conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade.