Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Redação de pedidos de patente será tema de webinar da Univasf

Redação de pedidos de patente será tema de webinar da Univasf

publicado: 11/11/2020 16h17 última modificação: 11/11/2020 16h17
Layla Shasta

O Colegiado de Engenharia de Produção (Prodsal) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Salgueiro (PE), promoverá nesta segunda-feira (16) o Webinário "Redação de patentes: O que não fazer". O seminário virtual visa despertar o interesse de estudantes de Engenharia de Produção e demais membros da comunidade pela área de inovação e tecnologia, além de apresentar e estimular a utilização da modalidade “Projeto de Inovação” para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de discentes dessa graduação. A transmissão é gratuita e terá início a partir das 14h, através da plataforma virtual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Para participar, é necessário realizar inscrição por meio de formulário online até uma hora antes da transmissão. Os inscritos irão obter acesso à sala da webconferência. A palestra será ministrada pela engenheira química e docente do Colegiado de Engenharia de Produção (CPROD) da Univasf, Campus Juazeiro (BA), Vivianni Marques, que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) da Univasf, além de coordenadora do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) na região Nordeste.

Patentes são títulos de propriedade sobre invenções que, no Brasil, devem ser requeridos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Vivianni conta que, durante a live, irá apresentar instruções e falar sobre a importância da elaboração da redação dos pedidos de patentes seguindo o manual e os modelos de documentos disponibilizados pelo INPI, além de mostrar exemplos de pedidos e exigências formais e técnicas para esta solicitação, com o intuito de destacar o que não deve ser feito durante este processo.

Essa ação é parte da programação da disciplina Introdução à Engenharia de Produção, ministrada pelo docente da Univasf Everton Souza, responsável pelo evento e mediador da palestra online. De acordo com o professor, enquanto área Ciências Tecnológicas, é importante para a graduação Engenharia de Produção promover atividades como essa, que são capazes de estimular precocemente a cultura de inovação nos alunos do curso e demais membros da comunidade interessados na temática.