Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor da Univasf participa de evento sobre a MP do Ensino Médio

Reitor da Univasf participa de evento sobre a MP do Ensino Médio

publicado: 19/10/2016 19h07 última modificação: 20/10/2016 08h12
Klene Barreto de Aquino

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, participa nesta quinta-feira (20) do Seminário Reflexões sobre o Ensino Médio Brasileiro: impactos da Medida Provisória 746/2016 a ser realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Salão Nobre da Reitoria. O evento será aberto às 9h30 com debate intitulado “Concepções do Ensino Médio”. A programação segue até as 19h e conta com a presença de representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), secretarias estaduais de educação e Ministério da Educação (MEC). A MP 746/2016 que está em tramitação no Senado, altera a estrutura do Ensino Médio (Leis 9.344/1996 e 11.494/2007).

“Importantíssima iniciativa, debatermos os impactos desta Medida Provisória no momento de sua tramitação. Parabéns a UFBA e a Andifes que nos oportunizam este debate e que certamente será muito proveitoso e multiplicado. Nós dirigentes, trabalhadores da educação de todas as instâncias temos que participar da discussão, não apenas internamente, mas nacionalmente. O esforço tem que ser conjunto e a luta pelo ensino público e de qualidade, permanente, incessante”, enfatiza Julianeli Tolentino. Da Univasf, também participa do evento o coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid/Univasf), Ednaldo Ferreira Torres.

O parecer sobre a MP do Ensino Médio está sob a responsabilidade de Comissão Mista formada por 12 senadores e 12 deputados. A matéria também é objeto de Consulta Pública, aberta pelo Senado, conforme resolução 26/2013. Na consulta popular, em andamento, já foram computados mais de 70 mil votos, segundo registro disponível no e-Cidadania . De acordo com dados da ultima atualização, nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), mais de 67 mil votantes já se manifestaram contra a MP.

Para o reitor da Univasf a apresentação de propostas e a discussão sobre o tema são essenciais para as adequações necessárias. “Precisamos colocar o diálogo como estratégia para atravessarmos este momento. O resultado final da política precisa atender aos anseios da sociedade. O governo precisa abrir os canais para que isso se efetive. Nós da Univasf queremos contribuir com esse processo”, avalia o reitor”.