Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor da Univasf recebe hoje o título de cidadão de São Raimundo Nonato

Reitor da Univasf recebe hoje o título de cidadão de São Raimundo Nonato

publicado: 21/12/2016 14h40 última modificação: 26/12/2016 08h48
Klene Barreto de Aquino

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, recebe nesta quarta-feira (21) o titulo de Cidadão de São Raimundo Nonato, município do estado do Piauí. A proposta de iniciativa do vereador Laércio Dias de Carvalho, através do Projeto de Decreto Legislativo 01/2016, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Câmara Municipal, em fevereiro deste ano. A cerimônia será realizada em sessão solene, logo mais às 18h, no auditório da Câmara com a presença de membros da comunidade universitária, demais convidados e autoridades locais.

"Em virtude dos compromissos durante este ano, recentemente é que conseguimos compatibilizar a agenda para esta solenidade de entrega do título de cidadão sanraimundense que me é concedido e que muito me honra, porque simboliza o sentimento que tenho pelo estado do Piauí, por esta região e pelo município de São Raimundo Nonato, uma importante referência para a nossa universidade”, enfatiza Julianeli Tolentino.

Em seu segundo mandato como reitor da Univasf, Julianeli reafirma a importância da educação como vetor de desenvolvimento regional e destaca a necessidade de investimento no setor. “Esta é uma região que precisa de um olhar diferenciado, ações efetivas em todas as áreas e especialmente na educação, no ensino superior para valorização de suas vocações e potencialidades. O nosso objetivo é integrar cada vez mais os nossos campi e ampliar a nossa participação nas comunidades e junto aos municípios, contribuindo com o desenvolvimento do semiárido nordestino". Atualmente dos 27 cursos presenciais de graduação da Univasf, distribuídos em seis campi, três são ofertados no campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

O campus Serra da Capivara foi inaugurado em 2004 com a oferta da primeira graduação do País em Arqueologia e Preservação Patrimonial. Seis anos depois entra em funcionamento o curso de Ciências da Natureza, e no segundo semestre de 2016, Antropologia, com a abertura da primeira turma, o 27º curso presencial de graduação ofertado pela Univasf. Outros cinco campi universitários estão localizados em Petrolina (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia.

No memorial exposto no Projeto do Decreto Legislativo de outorga do título de cidadão sanraimundense a Julianeli Tolentino são citadas a sua atuação como professor e dirigente da Univasf. “Foi com esse carisma, responsabilidade e compromisso que Julianeli inovou o jeito de gerir a universidade e desencadeou uma série de mudanças com impactos visíveis para toda a região do Vale do São Francisco”. Filho de paraibanos, Julianeli Tolentino que é natural de São Paulo (SP), graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos também pela UFPB. Na Univasf, ingressou como docente em 2006. No Colegiado Acadêmico de Ciências Farmacêuticas, do qual é membro, atuou como coordenador entre 2009 e 2011. Eleito reitor em 2012 foi reconduzido ao cargo para novo mandato (2016-2020).