Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relações de e com o trabalho a partir da teoria das representações sociais serão debatidas no Ciclo Internacional de Palestras do Gipeef

publicado: 22/09/2021 11h13 última modificação: 22/09/2021 11h13
Júlia R. Mendes

O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vem realizando uma série de palestras semanais com o intuito de discutir temas relacionados à qualidade de vida e representações sociais. A palestra dessa semana irá discutir o tema “Relações de e com o trabalho: Algumas reflexões a partir da teoria das representações sociais”. Esta edição terá a participação da professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pesquisadora do Gipeef, Regiane Cristina de Souza Fukui. O evento irá acontecer hoje (22), às 16h30, pelo canal do Gipeef no YouTube.

Regiane Fukui é psicóloga graduada pela Universidade Paranaense (Unipar). Possui especializações em Psicologia da Educação, pela UEM; em Administração de Recursos Humanos, pela Unipar; e mestrado e doutorado em Psicologia pela UEM, com estágio de doutorado no exterior, na Università Degli Studi di Ferrara. Atualmente, ela ministra as disciplinas de Psicologia, Organizações e Trabalho I, Estágio em Formação Profissional, Práticas de Pesquisa em Psicologia I e II, além de orientar projetos de iniciação científica. A palestrante também é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Representações Sociais (GERS), membro do comitê gestor da UEM sobre política institucional para refugiados e imigrantes, e membro da UEM no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). Regiane é autora de capítulos de livros e artigos científicos em periódicos especializados e já atuou por dez anos como Psicóloga Organizacional e do Trabalho. Os temas de pesquisa que mais a interessam são as representações sociais, movimentos migratórios, o trabalho do psicólogo nas organizações formais de trabalho, deficiência e mundo do trabalho.

As palestras que compõem o Ciclo Internacional de Palestras do Gipeef são abertas a todos os interessados nos assuntos abordados. As inscrições para o evento acontecem durante a transmissão, em link disponibilizado na descrição das lives. Há a emissão de certificado de duas horas aos participantes.

Ciclo Internacional de Palestras – A realização do Ciclo Internacional de Palestras conta com parcerias com pesquisadores de todo o Brasil e de universidades, como Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico do Porto, em Portugal; Universidad Autónoma del Estado de México; Universidad de Sevilla e Universidad de Castilla – La Mancha, ambas na Espanha, Università di Bologna, na Itália; além de outras instituições destes países e, ainda, da França. Com a realização de palestras semanais, o projeto tem como objetivo desenvolver ações de pesquisa e extensão sobre temas como qualidade de vida e representações sociais, priorizando estudar a população em sua diversidade. Mais informações sobre as palestras e as atividades do grupo podem ser encontradas no Instagram e no site do Gipeef, que é vinculado ao curso de Educação Física e aos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Univasf.