Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista de Educação da Univasf (Revasf) recebe classificação B1 em novo Qualis da Capes

publicado: 03/10/2022 11h43 última modificação: 03/10/2022 11h43
Júlia Mendes

Cartaz quadrado traz, no centro superior, a logo da Revasf (um desenho da ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina e Juazeiro com o nome da revista abaixo). Logo abaixo, está escrito: Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco – ISSN 2177-8183 - Novo Qualis B1 com um ramo de planta verde na lateral, em letras brancas num fundo azul marinho. Abaixo à esquerda um código QR e à direita, a logo da Univasf. A Revista de Educação (Revasf) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi classificada como B1 para todas as áreas no novo Qualis (2017-2020). A avaliação quadrienal é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O Qualis Periódicos, sistema que avalia e classifica os periódicos científicos no Brasil, possui oito classificações: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com A1 sendo a classificação mais elevada que um periódico pode receber, e C, tendo a pontuação zero. O editor da Revasf, professor Marcelo Ribeiro, do Colegiado de Psicologia, ressalta que esta é a maior classificação que a revista pode receber, tendo em vista que não possui o Identificador de Objeto Digital (DOI). “Apesar de almejarmos o Qualis A, essa é uma conquista a ser comemorada. Esse é o reconhecimento nacional da revista, que poderá atrair novos autores, além de valorizar aqueles que já estão conosco”, diz Ribeiro.

Criada em 2010, a Revasf tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, em perspectiva interdisciplinar. O periódico quadrimestral publica artigos inéditos oriundos de pesquisas científicas, revisões sistemáticas, estudos teóricos e relatos de experiência, além de entrevistas e resenhas de livros. O número mais recente do periódico é o V. 12 N. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê CIRSQVASF, um dossiê temático sobre Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade.

A revista adota o sistema de fluxo contínuo para publicação, no qual o autor não precisa aguardar todos os artigos da edição ficarem prontos para a efetiva publicação, e incorpora ainda o modelo Ahead of print, que é a publicação antecipada dos artigos aprovados pela Comissão Editorial, com revisões parciais. Desta forma, a difusão das pesquisas ocorre com maior agilidade.

A Revasf faz parte do Periódicos Capes, no Portal SEER, Diadorim, Google Scholar, LivRe, OASISBR, Latindex, Portal openAIRE, Apache Open Archives, OAJI Open Academic Journals Index, Ibict OASISBR no Diretório de Periódicos Nacionais de Educação, REDIB, F4F, Base e integrada à LatinRev. O acesso às edições já publicadas e outras informações sobre a Revasf estão disponíveis no site do periódico.

registrado em: , , , ,