Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista Extramuros abre chamada para submissão de trabalhos para dossiês temáticos sobre Covid-19 e enfrentamento do racismo

Notícias

Revista Extramuros abre chamada para submissão de trabalhos para dossiês temáticos sobre Covid-19 e enfrentamento do racismo

publicado: 21/05/2020 17h02 última modificação: 21/05/2020 17h02
Layla Shasta

Com o objetivo de divulgar artigos e relatos de experiência ligados às atividades de extensão universitária, a revista Extramuros, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), abriu chamada para submissão de trabalhos para dois novos dossiês temáticos. O primeiro dossiê, "A Extensão no Enfrentamento da Covid-19”, reunirá conteúdos sobre projetos de extensão relacionados à pandemia do novo coronavírus e está com chamada aberta até o dia 13 de julho. O segundo, com prazo de submissão até 31 de julho, é o "(De)colonialidade e extensão: afrocentricidade e práticas insurgentes de produção de conhecimento científico", cujo foco é divulgar atividades relacionadas à luta pela promoção de conhecimento não eurocêntrico e da igualdade racial. A publicação dos materiais está prevista para o semestre 2020.2.

O processo de submissão dos trabalhos está detalhado nas Diretrizes para os Autores, no site da Extramuros. Todos os textos enviados serão submetidos ao processo de avaliação por pares na modalidade blind review (revisão às cegas), na qual cada produto é avaliado por especialistas na área de conhecimento do trabalho submetido. Nesta análise, os nomes dos revisores não são revelados aos autores, nem o nome dos autores aos revisores para que, assim, as decisões sejam imparciais.

Para o dossiê “A Extensão no Enfrentamento da Covid-19”, o objetivo é abordar a influência da pandemia do novo coronavírus nas atividades extensionistas. Segundo o editor-chefe da Extramuros, Ramon Missias, a extensão deve ter responsabilidade com diversos segmentos da sociedade e é importante disseminar informações sobre o papel assumido por estes projetos para, no atual cenário, ajudar a construir novos caminhos, com ações junto à comunidade.

A coleção "(De)colonialidade e extensão” conta com uma cooperação científica com o professor e editor chefe da Revista Encantar, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Helder Bomfim. De acordo com Missias, os artigos para esta coleção são resultados do enfrentamento do racismo nas universidades públicas e, segundo ele, a importância da divulgação destas atividades está na necessidade de fornecer visibilidade e atenção às experiências direcionadas às populações subalternizadas.

Diferentemente dos volumes regulares da revista, com conteúdo interdisciplinar e periodicidade semestral, os dossiês são publicações extraordinárias, com o objetivo de difundir temáticas específicas e consideradas urgentes, como a questão racial e a pandemia do novo coronavírus. “Os projetos de extensão são eficazes para difundir as estratégias utilizadas para o enfrentamento da Covid-19 e do racismo. É preciso perceber isso e, neste sentido, os periódicos científicos são muito importantes, visto que são potentes canais para difusão de novos conhecimentos”, afirma Missias.

A Revista Extramuros é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. O periódico é indexado no Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex) e é divulgado em 38 países, além de programas brasileiros e estrangeiros de mestrado e doutorado. Além das coleções especiais, a Extramuros segue com fluxo contínuo de submissão de artigos para as edições regulares.