Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Roda de Conversa sobre Programa Futuros Líderes nas Américas acontecerá nesta sexta-feira (20)

publicado: 19/09/2019 14h19 última modificação: 19/09/2019 14h47
Gersica Brito

Oferecer oportunidades para estudantes da América Latina realizarem intercâmbio de curta duração para estudos de graduação, pós-graduação e pesquisa é o objetivo do Programa Futuros Líderes nas Américas (PFLA). Nesta sexta-feira (20), a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a “Roda de Conversa para o PFLA”, direcionada aos estudantes que se interessam em participar do programa de mobilidade estudantil internacional na Université du Québec à Trois-Rivieres (UQTR), no Canadá. O encontro acontecerá na Sala NT 3 no bloco de salas de aula do Campus Sede, em Petrolina (PE), das 11h às 12h.

O evento contará com a presença da professora Corina Borri-Anadon, pesquisadora da UQTR e parceira do projeto de extensão Núcleo de Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (Nupie), coordenado pelo professor Marcelo Ribeiro, do Colegiado de Psicologia. Os participantes da roda de conversa terão a oportunidade de conhecer os aspectos que envolvem uma experiência de intercâmbio, em especial a imersão linguística e cultural em um país estrangeiro. Além disso, serão apresentados à UQTR e aos detalhes do convênio de cooperação técnica internacional entre a Univasf e a universidade canadense, que recentemente completou o primeiro ano de vigência.

Este ano já houve uma seleção de estudantes da Univasf para participar do PFLA. A expectativa é que o próximo edital de seleção seja lançado no início de 2020. O assessor de Relações Internacionais da Univasf, Isnaldo Coêlho, ressalta que a realização da roda de conversa é mais uma ação importante para o processo de consolidação do acordo de cooperação entre as duas universidades. Segundo Coêlho, a participação da professora Corina Borri-Anadon na roda de conversa, além de estreitar os laços entre as instituições, possibilita aos estudantes da Univasf vislumbrarem, de maneira mais concreta, benefícios e desafios de uma participação em programa de mobilidade estudantil internacional.