Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saúde da Criança com Deficiência é tema de Workshop promovido pela Univasf amanhã (25)

publicado: 24/11/2017 11h50 última modificação: 24/11/2017 14h09
João Pedro Ramalho
O Workshop irá discutir quais as melhores formas de se relacionar com crianças com deficiência.

O Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover, amanhã (25), o I Workshop Saúde da Criança com Deficiência. O evento tem o tema “Porque meu filho também é gente!” e irá discutir, com profissionais da educação e estudantes e profissionais da saúde, quais as melhores formas de se relacionar com crianças com deficiência. O Workshop será realizado das 8h30 às 18h, no Auditório da Biblioteca do Campus Sede da Univasf, localizado em Petrolina (PE).

À exceção da primeira roda de diálogos, que abordará as “Perspectivas de atendimento em saúde à criança com deficiência”, toda a programação do evento será conduzida exclusivamente por pessoas que convivem com essas crianças. A conferência de abertura, por exemplo, será ministrada por videoconferência pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Francisco Lima, sobre o tema “Saúde da Criança com Deficiência: compromisso de todos”. O professor é cego e também pai adotivo de um menino autista e com deficiência visual.

Já os outros espaços serão mediados pelas integrantes do Grupo Raros, formado por mães de crianças com deficiência e que apoia a organização do Workshop. Como a roda de diálogos “Sou mãe de criança com deficiência... Sou mulher... Sou gente...” e o espaço “Saúde da Criança com Deficiência: vivências e práticas através de teatro”, em que serão simuladas situações de atendimento a essas crianças.

De acordo com a professora Karla Danielle Maciel, coordenadora do NPSI, o Workshop conta com 120 inscritos, mas a expectativa é de que o auditório receba cerca de 150 pessoas, devido à equipe organizadora e às famílias de crianças com deficiência. Ela destaca que a escolha em fazer das mães desses meninos e meninas as protagonistas do evento tem a intenção de permitir que a comunidade ensine à Universidade, não o contrário. “Eu falei para as mulheres do Grupo Raros que elas estarão diante de futuros profissionais, dizendo para eles como devem agir com crianças com deficiência. Já para esses estudantes, é uma oportunidade de aprendizagem viva, porque bom profissional é aquele que aprende com gente”, afirma Karla.

O I Workshop Saúde da Criança com Deficiência é promovido pelo NPSI, em parceria com o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf. Além do Grupo Raros, também apoia o evento a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf.