Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sebrae Startup Way UPE & Federais Club propõe desafio de inovação a estudantes e egressos

publicado: 20/05/2021 17h03 última modificação: 20/05/2021 17h03
Renata Freitas

Com o tema “Construindo o Futuro com Propósito!”, a maratona de ideação Sebrae Startup Way UPE e Federais Club propõe aos profissionais recém formados, estudantes de graduação e pós-graduação das Universidades e Institutos Federais localizados no estado de Pernambuco o desafio de pensar em soluções inovadoras. Esta edição do evento, promovido em parceria com o Sebrae-PE e Sebraelab, será realizada de 24 de maio a 9 de junho, reunindo discentes e egressos das Universidades Federais do Vale do São Francisco (Univasf), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Agreste de Pernambuco (Ufape), Universidade de Pernambuco (UPE) e dos Institutos Federais do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e de Pernambuco (IFPE). As inscrições estão abertas.

Uma novidade desta edição é que haverá premiação em dinheiro. A equipe vencedora receberá R$ 700,00; a segunda colocada, R$ 500,00; e a equipe que ficar em terceiro levará R$ 300,00. Os cinco melhores times serão premiados com mentorias e a participação em programas de pré-aceleração. Esta edição também incluiu a participação de egressos formados nas instituições participantes. Podem se inscrever egressos diplomados entre 2018 e 2021. As inscrições são gratuitas e podem ser individuais, até 23 de maio, ou em equipes de 4 a 6 participantes, até 24 de maio. Os interessados devem se inscrever por meio deste link.

Assim como nas edições anteriores, esta será realizada on-line e tem o objetivo de proporcionar oportunidades acadêmicas e de conexão com o mercado aos participantes. Conforme o Regulamento, o desafio é desenvolver negócios inovadores e escaláveis que tragam soluções para atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A programação detalhada do Sebrae Startup Way UPE e Federais Club, composta por sessões de mentoria, palestras e outras atividades, será divulgada aos participantes pelo canal de comunicação oficial no Telegram.

Durante o desafio, são propostos problemas complexos para os estudantes resolverem, possibilitando que desenvolvam habilidades como pensamento crítico, criatividade, liderança, trabalho em equipe, inteligência emocional e tomada de decisão. As equipes inscritas deverão realizar todas as entregas previstas no desafio, além de pitches gravados que serão avaliados em etapas como pré-banca e banca.

Startup Way UPE e Federais Club – Idealizado na edição 2019 do REC’n’Play, numa parceria da UFPE, UFRPE, IFPE e Sebrae, o evento teve sua primeira edição virtual em junho de 2020, seguida por outra realizada entre outubro e novembro do ano passado. Na primeira edição de 2020, um estudante de pós-graduação da Univasf venceu o desafio com a equipe formada por outros três discentes da UFPE. Eles formaram a equipe Wepe e desenvolveram um aplicativo de melhoramento de texto chamado Nambook, cuja proposta era utilizar ferramentas de inteligência artificial para enriquecer os textos e assim incentivar a leitura.