Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana do Cérebro da Univasf terá início nesta terça-feira (12)

Semana do Cérebro da Univasf terá início nesta terça-feira (12)

publicado: 11/03/2019 14h16 última modificação: 11/03/2019 14h16
Mônica Santos
O evento é gratuito e aberto a toda a população.

Com diversas ações sobre o funcionamento do cérebro humano voltadas para a comunidade, começa, amanhã (12), a 1ª Semana do Cérebro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As ações vão até dia 17 de março e acontecerão na Policlínica, no Colegiado de Educação Física (Cefis), ambos localizados no Campus Sede da Univasf, e no Parque Municipal Josepha Coelho. O evento é gratuito e aberto a toda a população. Não é preciso fazer inscrição prévia para participar.

A Semana do Cérebro é uma campanha realizada mundialmente que visa conscientizar o público quanto aos benefícios proporcionados à população pelas pesquisas na área de neurociências. Na programação, há palestras, que irão acontecer nas salas do Cefis, a partir das 19h com temas como: Pequenos cientistas; Aprendendo a aprender; Social Jet Lag; Psicomotricidade; Maturação do sistema e gestos motores, Frequência cardíaca no envelhecimento; Cronobiologia; Somatização, toxoplasmose e exame eletroencefalograma (EEG). Cada palestra terá cerca de 40 minutos de duração. A programação dos temas e palestrantes encontra-se abaixo.

No parque Josepha Coelho, as atividades serão realizadas nos dias 16 e 17, das 17h às 20h. Haverá jogos e atividades lúdicas para crianças, como Torre de Hanói, brincadeira de “Vivo-Morto” e o Teste de Stroop-visual. As brincadeiras terão como objetivo trabalhar a regulação das emoções e dos pensamentos, além de estimular funções executivas, que são habilidades cognitivas necessárias para controlar os pensamentos. Também serão realizadas atividades de Mindfulness, uma técnica cujo objetivo é estimular a atenção plena e o reconhecimento dos pensamentos, sentimentos e sensações corporais.

Durante a Semana do Cérebro, haverá ainda atividades de realidade virtual, exposição de pôsteres informativos, testes cognitivos, apresentação de mitos e verdades e atividades lúdicas de ilusão de ótica girando em torno da temática da neurociência. Além disso, serão realizadas orientações sobre automedicação e doenças neurológicas, explicações sobre a atuação de algumas drogas no sistema nervoso, exercícios em circuito para auxiliar na melhora do prognóstico de doenças e um mutirão para a realização do exame eletroencefalograma (EEG) em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), na Policlínica da Univasf. Uma apresentação musical do grupo Camerata Matingueiros irá encerrar o evento, no Parque Josepha Coelho, no domingo (17).

A Semana do Cérebro começou em 1996 nos Estados Unidos e hoje envolve 5,6 mil colaboradores em mais de 120 países. No Brasil, o evento ocorre há pouco mais de sete anos e é organizado pela Sociedade de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Em Petrolina, o evento está sendo promovido pelo Colegiado de Medicina, pela Liga Acadêmica de Neurociências (Neuroliga), pelo Grupo de Cronobiologia; pelo Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuromotora; pela Liga Acadêmica Multidisciplinar para Estudo da Dor e pelo Grupo de Pesquisa em Neurociências e Psicologia Experimental.

Programação de Palestras da Semana do Cérebro:

Terça-feira - 12/03

Pequenos cientistas! O que as crianças nos mostram que já sabem quando estão brincando? – Palestrante: Juliana Lucena – UPE

Aprendendo a aprender – Palestrante: Tulio Bnonviccini - Univasf

Social Jet Lag: Como os horários cotidianos atrapalham o seu desempenho acadêmico – Palestrante: João Pedro Cerqueira e Randson Modesto – Univasf

Quarta-feira - 13/03

Aspectos relevantes da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil – Palestrante: Maria Theodora Gazzi Mendes – Univasf

Maturação do Sistema e gestos motores – Palestrante: Andre Brito – Univasf

Variabilidade da Frequência Cardíaca no Envelhecimento – Palestrante: Cleuber Gonçalves – Univasf

Quinta-feira - 14/03

Cronobiologia: o estudo dos ritmos biológicos e suas implicações Palestrante: Rebeca Carvalho – Univasf

Somatização: os efeitos físicos do psicológico – Palestrante: Ana Clara Marques Pacheco – Univasf