Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário internacional “Diversidade e Desigualdades na Educação” está com inscrições abertas para estudantes de pós-graduação

publicado: 26/03/2021 16h53 última modificação: 26/03/2021 16h53
Layla Shasta

Promover intercâmbios entre estudantes de pós-graduação do Brasil e de Quebec que estudam temáticas relacionadas à diversidade e luta contra as desigualdades na educação. Este é o objetivo do seminário internacional “Diversidade e Desigualdades na Educação: Polissemia e Complementaridade em Pesquisas do Norte e do Sul", que será realizado on-line entre os dias 23 e 27 de agosto, por meio da plataforma Zoom. O evento é promovido em parceria pelas Universidades Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Federal de Minas Gerais (UFMG), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Université du Québec à Trois Rivières (UQTR), do Canadá.

Com limite de 20 vagas para os encontros virtuais, o seminário está com inscrições abertas para um processo seletivo de participantes. Os interessados podem se inscrever gratuitamente para a seleção até 31 de março. As inscrições podem ser feitas através do site do seminário. No ato de inscrição, os candidatos deverão anexar o currículo vitae e preencher um questionário com informações sobre o projeto de pesquisa em que estão trabalhando e suas motivações para participar do evento. O processo seletivo consistirá em avaliação de currículo e análise das respostas ao questionário.

As atividades do evento serão bilingues, apresentadas em português e francês, e estão organizadas em torno de cinco conceitos-chave: interculturalidade, inclusão, integração, equidade e justiça social. A partir disso, com programação diária das 8h às 16h30, a ação conta com seminários de apresentação de trabalho dos estudantes inscritos, conferências com os pesquisadores do campo e grupos de trabalho. Entre os temas a serem discutidos nas conferências, estão “Interculturalidade ou inclusão? Desafios da escola no contexto indígena”; “Tensão entre equidade e justiça social no ensino superior: transformação ou manutenção do status quo?” e “Padronização da educação: quais espaços para as infâncias na educação pré-escolar?".

A Univasf e a UQRT assinam, desde 2018, um acordo de cooperação técnica que possibilita o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. O projeto é coordenado pelo docente do Colegiado de Psicologia da Univasf Marcelo Ribeiro, que também representa a Univasf na organização do seminário. Segundo ele, este evento é uma ação que fortalece a cooperação entre as universidades, além de ser um importante momento para estabelecimento de diálogos entre pesquisadores. “É uma oportunidade ímpar de estabelecermos melhor nossas relações, trocas e diálogos, envolvendo pesquisadores e estudantes de pós-graduação das instituições envolvidas e que têm interesse na temática do evento”, diz o professor.