Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário Nacional “A Terra e o Homem” acontecerá de 2 a 5 de agosto

Seminário Nacional “A Terra e o Homem” acontecerá de 2 a 5 de agosto

publicado: 20/05/2022 10h32 última modificação: 20/05/2022 10h32
Júlia R. Mendes

Manuel Correia de Andrade é um geógrafo e historiador que está entre os principais pesquisadores das Ciências Humanas no Brasil. Para celebrar o centenário do seu nascimento, a Rede de Pesquisadores – Itinerários da Educação Geográfica (RePEG), em cooperação com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e outras instituições, irá realizar o seminário nacional “A terra e o homem: Centenário de Manuel Correia de Andrade”. O evento irá acontecer no formato híbrido, entre os dias 2 e 5 de agosto, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do evento.

Docentes, discentes, cientistas, acadêmicos, movimentos sociais e representantes da sociedade civil podem se inscrever pelo site do evento. Será cobrada uma taxa de inscrição de acordo com a classificação do participante. Os inscritos irão receber os links para as atividades on-line. Os participantes que submeteram resumos, e que já foram aprovados, devem enviar os artigos completos até o dia 10 de julho.

O evento, realizado em cooperação também com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), será organizado em torno de seis eixos temáticos, sendo eles, “A questão agrária”; “Planejamento regional e territorial”; “O ensino da história e da geografia”; “O rural e o urbano”; “Produção intelectual, vida e obra de Manuel Correia de Andrade” e “Meio ambiente: relações entre a terra e o homem”.

A programação irá contar com apresentação de Grupos de Trabalho e Banners, trabalhos de campo e mesas redondas, que irão abordar temas como “Planejamento regional e territorial, resgatando as contribuições de Manuel Correia de Andrade”, “O ensino à luz do pensamento de Manuel Correia de Andrade” entre outros tópicos que envolvem a temática central. Também haverá trabalhos de campo, que serão realizados presencialmente, com o intuito de proporcionar o contato com elementos presentes na obra de Manuel Correia de Andrade.

Segundo o professor do Colegiado de Geografia (CGEO) da Univasf Pedro Nóbrega, que integra a comissão organizadora do evento, os temas tratados pelo autor são fundamentais para o entendimento do mundo e na busca de soluções para os problemas enfrentados atualmente pela sociedade brasileira, no sentido de promover a justiça social e equidade regional. “O seminário possibilitará melhor formação acadêmica para os discentes, qualificação profissional para os docentes, além de um intercâmbio com a sociedade, utilizando o legado de Manuel Correia de Andrade para melhor compreensão da atualidade”, enfatiza Nóbrega, que também ressalta a relevância do evento pelo fortalecimento interinstitucional do trabalho em rede das universidades e grupos de pesquisas envolvidos na organização.